EMASA

Trief

Trief

ITAPEDRO

9 de agosto de 2025

ACM NETO VENCERIA JERÔNIMO EM ILHÉUS, SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE

O recado dos ilheenses para Jerônimo é o seguinte: "governante que vacila não merece segunda chance. Merece um pé na bunda. A fila anda e pronto!"

Nas eleições de 2022, o então candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT), obteve 39.706 votos e venceu seu adversário ACM Neto (União Brasil - UB), que conseguiu 38.666 votos dos ilheenses. Todavia, o povo de Ilhéus dá sinais de insatisfação com o desempenho do petista e recente pesquisa revela números desanimadores para a pretensão de Jerônimo manter sua votação majoritária entre os ilheenses.

Estes é um fato que está demostrado na pesquisa PMX/Rede Portal, com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, com maior potencial de votos em Ilhéus do que o governador Jerônimo. Quando perguntados se votariam no vice-presidente nacional do UB para o Governo do Estado, 52% dos entrevistados responderam que sim; 31,43% disseram que não; e 16,57% não opinaram. Diante da mesma pergunta em relação a Jerônimo Rodrigues, 24,7% afirmaram que votariam no governador, enquanto 61,43% rechaçaram o voto no petista. Outros 14% não opinaram.

Os pesquisadores também questionaram o que motiva a possibilidade de voto em Jerônimo Rodrigues e ACM Neto. Para 57,56% dos potenciais eleitores do governador, ele merece continuar no cargo, enquanto 22,67% atribuíram a motivação à experiência política do gestor. Já 13,95% estão dispostos a votar no petista porque rejeitam outros possíveis candidatos. Outros motivos foram citados por 5,23%, e 0,58% disseram que votariam em Jerônimo por causa do Partido dos Trabalhadores.

Entre os potenciais eleitores de ACM Neto em Ilhéus, 42,03% responderam que votariam no ex-prefeito de Salvador devido às propostas dele para a Bahia, enquanto 41,48% apontaram a experiência política do dirigente partidário. Para 11,54% dos entrevistados, o voto em Neto seria fruto de rejeição a outros possíveis candidatos.

Apenas 0,55% veem a ligação com o prefeito Valderico Junior (UB) como razão para votar em ACM Neto. Outros 0,27% citaram a história do avô de Neto, Antônio Carlos Magalhães, como razão para votar no ex-prefeito da capital baiana. Somente 0,27% votariam dele por desejo de mudança. Os pesquisadores foram a campo de 22 a 31 de julho e fizeram 700 entrevistas, abordando 65% das pessoas em casa, 16% no comércio e 19% na rua. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: