O ex-prefeito de Salvador e ex-deputado federal ACM Neto é o único baiano presente no ranking dos 100 políticos mais influentes no Instagram. A análise para medir o alcance do grupo que conquista maior relevância no debate digital foi feita pelas plataformas MonitoraBR e Zeeng com base em publicações postadas entre janeiro e junho deste ano. ACM Neto aparece na 67ª posição no ranking dos 100 mais influentes. O presidente da Fundação Índigo, do União Brasil, é colocado no estudo como um político de centro.
A análise realizada pelas plataformas MonitoraBR e
Zeeng acompanhou os perfis de cerca de 2,6 mil políticos no Instagram, e o
resultado do estudo mostrou a dominância de nomes da direita no ranking de
interações. No recorte dos 100 mais influentes virtualmente, 56% são nomes da
direita, 26% do centro e 18% da esquerda.
Entre os estados dos mais influentes, São Paulo é o
que possui a maior quantidade de políticos na lista, com 32. Depois aparecem
Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Sul (8), Minas Gerais (8), Paraná (6), Santa
Catarina (5), Ceará (4), Pernambuco (4), Alagoas (3), Goiás (2), Rio Grande do
Norte (2), Distrito Federal (2), Bahia (1), Amazonas (1), Mato Grosso (1),
Espírito Santo (1), Maranhão (1), Sergipe (1), Mato Grosso do Sul (1), Amapá
(1) e Roraima (1).
Na separação por partidos, o PL é o campeão disparado
da lista dos mais influentes, com 42 políticos entre os 100 com maior alcance.
Em segundo lugar aparecem o União Brasil e o PSD, com nove nomes cada. Depois
vêm o Psol e o Novo, com seis políticos na lista dos 100 mais. Na sequência
figuram os seguintes partidos: Republicanos (5), PT (5), MDB (3), PDT (2), PSB
(2), Podemos (2), Sem Partido (2), Avante (1), PRTB (1), Rede (1), PP (1) e
PCdoB (1).
Já a distribuição por espectro político revela uma
forte predominância da direita entre os que mais possuem relevância no cenário
digital. Com 56% dos políticos mais influentes, a direita se estabelece como a
força ideológica dominante no Instagram. De acordo com o relatório do estudo,
esse número expressivo sugere que “políticos alinhados a essa ideologia têm
demonstrado uma notável capacidade de mobilizar suas bases e gerar altas taxas
de interação”.
Abaixo da direita, aparecem o centro como espectro
político dos mais influentes, com 26 nomes, e depois a esquerda, com 18. Esse
recorte mostra que a direita parece ter dominado a dinâmica de alcançar maior
engajamento de forma mais abrangente, consolidando sua presença e capacidade de
influência no Instagram.
O campeão em engajamento, de acordo com os dados, é o
deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), com uma média de 1,5 milhão de
interações em cada post que publica. Somente um vídeo publicado pelo
parlamentar no mês de janeiro para criticar políticas do governo Lula sobre o
Pix, por exemplo, acumulou mais de 300 milhões de visualizações.
Nikolas ultrapassou o político que vinha há alguns
anos se mostrando o campeão de influência nas redes sociais, o ex-presidente
Jair Bolsonaro. Atualmente impedido de usar suas redes sociais, por determinação
do ministro Alexandre de Moraes, do STF, Bolsonaro tem uma base maior de
seguidores do que a de Nikolas, mas perde no engajamento médio, que é de 237,6K
por post.
O terceiro colocado do ranking é o prefeito de
Sorocaba (SP), Rodrigo Manga, um nome que vem surpreendendo no cenário digital.
Combinando carisma, presença constante e um estilo de comunicação direto ao
ponto, ele vem conseguindo transformar ações do dia a dia em conteúdo altamente
engajável, chegando em 213K de interação média.
Na quarta posição, com 178,7K de engajamento médio por
post, aparece a melhor colocada da esquerda, a deputada Erika Hilton (Psol-SP),
que vem se firmando como um dos principais nomes da nova geração da política
progressista no Brasil. Com uma presença marcante no Instagram, ela vem
conseguindo gerar engajamento ao explorar temas como direitos humanos,
diversidade, justiça social e representatividade, além de defesas de apelo popular
(o maior exemplo é o projeto para mudar a jornada de trabalho 6 x 1).
O presidente Lula, o segundo nome mais forte da
esquerda, figura apenas como o oitavo nome da lista dos mais influentes, atrás
de André Fernandes (PL-CE) em quinto, Lucas Pavanatto (PL-SP) em sexto e
Eduardo Bolsonaro em sétimo (PL-SP). Lula tem um engajamento médio de 97K por
post.
A comunicação do presidente da República nas redes é
mais sóbria e institucional, mas ainda assim carregada de simbolismo, e nesse
ano houve uma mudança de conceito nas postagens, após a entrada do publicitário
Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação da Presidência. Lula utiliza o
Instagram para mostrar agendas, encontros e posicionamentos políticos, sempre
com uma dose de afeto e memória afetiva para buscar mobilizar seguidores fiéis.
Encerram a lista do Top 10 o senador mineiro Cleitinho
(Republicanos), na nona posição, com 82,8K de engajamento, e depois o
influenciador Fábio Teruel, nome do espectro da direita que alcança 75,5K em
suas postagens. Teruel atua no Instagram além da política tradicional,
dialogando com uma base que valoriza a fé e os valores cristãos como pilares da
vida pública e pessoal.
Entre os nomes que aparecem como possíveis candidatos
a presidente em 2026, o mais bem colocado no ranking após Jair Bolsonaro e Lula
é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador
está na 11ª posição da lista, e possui um engajamento médio de 65,5K em suas
postagens.
Logo depois na lista dos presidenciáveis desponta o
governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que está na 22ª colocação, com
engajamento de 32,6K. O cearense Ciro Gomes, do PDT, que sempre aparece nas
pesquisas como potencial candidato, está mais abaixo na lista, na 39ª posição, com
engajamento médio de 22,3K.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que vem
tentando viabilizar sua candidatura presidencial pelo União Brasil, aparece
apenas na 64ª posição no ranking, com engajamento médio de 15,7K. Já o
governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), nome que vem sendo cotado para a
disputa presidencial, não figura entre os 100 mais influentes.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que é
presidente do PL Mulher, não aparece na lista. Michelle tem seu nome
constantemente inserido entre os mais cotados para disputar a presidência em
2026, e possui 7,3 milhões de seguidores no Instagram. Se Michelle tivesse sido
colocada no ranking, poderia melhorar um pouco o desnível na representatividade
por gênero. São 75 homens na lista dos 100 mais influentes do Instagram, e apenas
25 mulheres.
Depois da deputada Erika Hilton, a primeira colocada entre as mulheres, aparecem, na sequência, Carla Zambelli (18ª), Zoe Martinez (20ª), Amanda Vettorazzo (25ª), Bia Kicis (27ª) e Thabata Pimenta (37ª). Para chegar ao resultado do ranking dos 100 mais influentes, as plataformas MonitoraBR e Zeeng analisaram 442 mil publicações e 1,8 bilhão de interações no Instagram de nomes de políticos ou pessoas com atuação na política. Por Edu Mota.
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