A Câmara Municipal de Itabuna, promoveu uma sessão especial de iniciativa do seu Presidente, Manoel Porfírio, sobre a possibilidade de mudança de rota da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com consequente perda do Porto Sul, em Ilhéus. O evento contou com lideranças dos mais diversos seguimentos da sociedade e proporcionou um momento raro na história de Itabuna, com políticos da Esquerda e da Direita, irmanados num mesmo objetivo e unidos por interesses do povo sulbaiano.
Porfírio se mostrou bastante preocupado com a notícia
de que o Governo Lula incentiva a Vale do Rio Doce comprar as operações da
Bamin, hoje controladas pelo Eurasian Resources Group, de origem cazaque, que
poderá alterar sua estratégia logística e preferir operar suas atividades
portuárias no Espírito Santo, em vez de no Porto Sul. Fato que resultará em
mudanças na Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
Participou da sessão um dos maiores especialistas em
mineração no mundo, o ilheense Herder Mendonça, destacando o fato da Bamin ser
dona da mina Pedra de Ferro, em Caetité, e responsável pela construção do
trecho da Fiol que vai ligar o município do Alto Sertão baiano ao distrito de
Aritaguá, em Ilhéus, onde a multinacional constrói o Porto Sul. Mas alertou que
a Vale tem interesse econômico em investir equipamentos de infraestrutura de
transporte, com de escoamento do minério de ferro em Espírito Santo e não na
Bahia.
Já o empresário Luiz Uaquim, que lidera o movimento de
mobilização regional para que a Fiol permaneça na Bahia, explicou nessa
hipótese, o Porto Sul em Ilhéus se tornaria “descartável”, com a Fiol mudando
sua rota original. Fato que teria gravíssimas consequências da Bahia perder
milhares de empregos e renda. Uaquim ressaltou que a Fiol na Bahia, faria
Itabuna e Ilhéus dobrarem suas populações e se tornarem muito mais prosperas. Até
o momento, os governos do Estado e da União não se manifestaram sobre o
assunto.
O evento contou com participações
da maioria dos vereadores de Itabuna e alguns de cidades como Ilhéus e Barro
Preto, além de dirigentes de entidades da sociedade civil organizada. Manoel Porfírio
destacou que “Não precisamos de esmola, precisamos que a Vale termine a Fiol e
o Porto Sul no sul da Bahia, para termos mais empregos e mais gente com renda em
nossa cidade. Vamos levar esse debate para toda a população e vamos gritar para
os governos que queremos a ferrovia aqui. Precisamos dizer que o sul da Bahia é
maior que a Vale.
Antes do término da sessão, houve o consenso para que seja criado um grupo de mobilização para ampliar o debate sobre o assunto e visitar o Ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, para o envolver nas garantias de que a Vale mantenha as operações na região, com a conclusão do trecho Caetité/Ilhéus da Fiol e do Porto Sul.
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