Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

21 de janeiro de 2025

A BAHIA PODE PERDER A FIOL

A ACI e OAB estão preocupadas com o alerta dos empresários Herder e Uaqui, sobre a possibilidade da Fiol ter trajeto transferido para o Espírito Santo.

Na manhã desta terca-feira (21), na sede da OAB/Itabuna, aconteceu uma reunião entre a Ordem dos Advogados do Brasil, os coordenadores do movimento em prol do prosseguimento dos trabalhos da estrada de ferro Oeste/Leste e suas implicações no processo desenvolvimento do Sul da Bahia.

    A reunião foi aberta pelo presidente da OAB/Itabuna, advogado Thiago Cruz, que convidou para compor a mesa o empresário e arquiteto, e também idealizador do movimento, Luiz Uaquim, o empresário Herder Mendonça, idealizador e apresentador de um estudo de viabilidade econômica sobre a FIOL e o impacto que irá alavancar a economia desta região, Valdino Cunha, presidente da Associação Comercial de Itabuna (ACI), que fez uma explanação a respeito do que a ferrovia pode mudar a estrutura econômica, social e financeira dessa parte do estado da Bahia.

    O empresário Luiz Uaquim ao ser convidado para falar expôs aos presentes o seu ponto de vista, ressaltando a grande contribuição dada ao movimento pela TV Itabuna que iniciou este movimento com a sua presença no programa OLHO NO OLHO, do comunicador Val Cabral.

    Ao dirigir-se aos presentes, o empresário Herder Mendonca apresentou uma transparência em que enfocou todo deu trabalho de viabilidade econômica e suas vertentes se a construção da ferrovia, que está parada ao longo dos anos, tiver prosseguimento e a mudança de paradigmas para essa parte do estado da Bahia, sendo bastante aplaudido ao término da sua explanação.

    A VALE E A BAMIM - Especula-se no mundo empresarial ligado aos setores de ferrovias, mineração e outros componentes, que a Companhia VALE DO RIO DOCE pretende comprar a BAMIM e transferir a FIOL  para o estado do Espírito Santo e fazer do PORTO DE TUBARÃO o canal de exportação para o mundo.

    Daí a preocupação destes dois empresários em lançar este movimento de conscientização, com o apoio da sociedade civil organizada e que possa ecoar no governo da Bahia e na bancada estadual da Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Por Paulo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: