As prefeituras propagam o sucesso das grandes forrozadas (sem forró, xaxado e baião) e revelam os gastos de milhões de reais nas contratações de atrações musicais, estruturas e demais contratações que exigem a realização desses megaeventos públicos. depois ainda gastam fortunas com propaganda. E nunca falam das perdas que essas festas causam!
O fato é que festejos juninos sempre tiveram tradição em serem promovidos pela própria população. Cabia as prefeituras, doarem bandeirolas fogueiras e promoverem concursos de quadrilhas, iguarias, ruas mais animadas, decoradas e características. Algumas comunidades eram contempladas com algumas bandas locais e esporadicamente, eram ralizados shows nas praças principais das cidades.
Isto tudo ficou no passado e o que se ouve e ver atualmente, são artistas do axé, arrocha, rock, reegae e muitas bandas canavalescas, na programação das festas, que deveriam ser somente de forró! E o que menos se ouve é forró! Os "Luizes Gonzagas" morreram e seus espaços estão sendo ocupados pelas "Ivetes", "Léos" e artistas de paradões pornográficos, que nada tocam de forró!
Portanto, primeira perda está na tradição. Quase não há mais quadrilhas, pau de sebo, quebra pote, canjica, licor, corrida da coelher, casamento caipira, rainha do milho e até as bandeirolas estão escassas. Deppis vem as perdas em decorrência da promiscuidade sexuais, que festas assim ocasionam; com seus consequências de infecçõs sexualmente transmissíveis, HIV-Aids e gravidezes indesejadas e precoces.
Outros prejuízos possíveis, advindos dos festejos juninos, são separações conjugais, violência doméstica e danos causados pelo uso excessivo de drogas e bebidas alcóolicas. Além dos recursos investidos nesses eventos, que preteriram medicamentos e equipamentos em hospitais e postos de saúde; reformas de escolas e requalificações de ruas e estradas vicinais.
São milhões de reais investidos em três a quatro dias de festejos, contrapondo a escassez de recursos para melhoria da qualidade dos serviços públicos. Mas o povo quer festas e os políticos querem ser eleitos ou reeleitos, ludibriando esse mesmo povo, com pão, circo e corrupção!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.