Talvez não exista uma resposta exata, para a pergunta sobre quem perdeu nos conflitos internos entre petistas itabunenses! Em uma votação que refletiu a divisão interna entre eles, a decisão de apoiar a reeleição do atual prefeito Augusto Castro (PSD) superou por pouco a proposta de lançar uma candidatura própria, encabeçada pelo ex-vice-líder nacional do PT, Geraldo Simões. O resultado final, com uma diferença de apenas quatro votos (594 a 590), demonstra a controvérsia e os debates internos que marcaram esse processo.
O fato é que não perdeu o PT, que poderia ter um candidato a prefeito, sem votos nem para ser eleito vereador; não perdeu a representação petista na Câmara Municipal e a perspectiva, é que Rubencéu poderá fazer o partido ampliar em 100% seu número de vereadores eleitos (Manoel Porfírio deverá ser reeleito) e não perdeu o Prefeito Augusto Castro, que conquista a federação com mais 3 partidos em sua coligação majoritária: PT, PCdoB e PV. Não perdeu o líder do PT na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto, que consolidou sua liderança interno entre correligionários itabuneses!
O único perdedor nessa disputa pela hegemonia do PT de Itabuna, foi Geraldo Simões (Cabeça de Pitu), que viu seu feudo ser desmorronado com votos contrários de correligionários, que cansaram de ver o partido só servir para interesses exclusivos e inconfessáveis de um indivíduo inescrupulso, corrupto, cínico, mentiroso, maquiavélico e hipocrita, cuja maior referência está em se achar maior que Wagner, Rui Costa, Jerônimo, Rosemberg, Josias e não ter tamanho maior que um simples vereador negro da periferia! - Esqueçamos o "presidente" Jackson, que não é mais que bolachão numa fila de padaria!
Quem mais ganhou nisso tudo foi o próprio vereador Manoel Porfírio, que conseguiu convergir para si, as forças internas do PT, que se rebelaram contra o jeito calhorda do Geraldo Cabeça de Pitu, usar, abusar e enganar petistas, para se locupletar do partido e fazê-lo ser instrumento de manobra e malandragem para seu "projeto familiar de poder e surrupiar dinheiro público". Nunca houve um só deputado estadual e federal, senador, secretários estadual, ex-governador, ou o próprio atual governador Jerônimo Rodrigues (todos petistas), que tenha manifestado um só gesto de apoio a quem seus próprios partidários locais deram um basta. Portanto, não há dúvida sobre quem é hoje o mais robusto líder do PT na cidade: Vereador Manoel Porfírio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.