O trocadilho que dá manchete a este artigo, não tem pretensão de confundir nosso leitor e sim esclarecer o eleitor, que ainda está sendo bombardeado pelo noticiário sobre ilegalidade, ou não, da "pesquisa" - da Sócio Estatística - propagada pela Band News e alvo de controvérsias entre apoiadores e opositores dos prefeituráveis eunapolitanos.
O fato é que está todo mundo certo e errado! Certo no questionamento da legalidade, em decorrência da "pesquisa" ter sido tendenciosa, parcial e incompleta; e errado em duvidar da sua legalidade, pois houve sim seu registro e reconhecimento judicial. Portanto, buscaremos aqui, destrinchar pormenores e dirimir dúvidas.
O erro da "pesquisa" está no fato que ela transcorreu como se apenas existissem dois prefeituráveis. É como se Eunápolis somente tivesse Robério Oliveira (PSD) e Neto Guerrieri (Avante) disputando a sucessão da Prefeita Cordélia Torres (UB). Outras três candidaturas majoritárias não foram inseridas nos questionários do Instituto do sociólogo Agenor Gasparettto, que parece desconhecer a realidade eleitoral dos tempos atuais em Eunápolis.
Uma pesquisa pode ter legalidade e não ter legitimidade! É este o caso da "pesquisa" malandra anunciada pela Band News. Os Fraternos (quadrilha de corruptos), contrator o ingênuo sociólogo, que se prestou a realizar a ópera-bufa de ouvir a posição eleitoral de 800 eunapolitanos, excluindo as candidaturas de reeleição da Prefeita Cordélia Torres, além das pré-candidaturas à prefeito de Tobias Albino (Federação PT, PCdoB e PV) e Marta Santos, do partido NOVO.
Aí reside a falta de legitimidade. É como se no campeonato de futebol da Bahia, existissem apenas Bahia e Vitória - Colo Colo de Ilhéus, em 2006, sagrou-se campeão baiano. Em 2021, o Atlético de Alagoinhas, venceu o Campeonato Baiano pelo segundo ano consecutivo. Portanto, a "pesquisa" anunciada pela Band News é tão real, quanto uma cédula de três reais!
E por que o espertalhão e campeão em corrupção na região do extremo sul baiano, Robério Oliveira, usou Agenor Gasparetto e a Band News para promoverem a pornochanchada eleitoral de uma "pesquisa" com apenas dois dos cinco prefeituráveis? “Elementar, meu caro Watson”: com apenas Robério e Neto, a pesquina colocaria Robério com percentuais acima dos 50%, pois seu adversário estava apenas com 20 dias de campanha, enquanto ele já estava candidato há mais de três anos.
O truque consistia em provocar a impressão de candidato imbatível ao Fraterno Robério, esposo de Cláudia Oliveira, reconhecida corrupta dos "Dois bilhões da ponte, eu fico com um bilhão"! Se a "pesquisa" tivesse incluído Cordélia, Tobias e Marta, os percentuais de Robério seriam de 35 a 40% e este fato implicaria em motivação para a militância das demais candidaturas!
Estes são os fatos, cujo desfecho ainda está pendente de Robério se desvencilhar de complicações judiciais e assim poder registrar sua candidatura. Com Robério fora do páreo, a disputa provável se restringirá a Cordélia Torres contra Neto Guerrieri, pois qualquer prefeiturável parente, ou aderente de Robério, não deverá concorrer com o potencial do dito cujo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.