Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de abril de 2024

ITABUNA DEVERÁ TER MAIS DE 350 CANDIDATOS A VEREADOR NAS ELEIÇÕES DE 2024!

A disputa para cada uma das 21 vagas de vereador, será entre gigantes da política e a tendência é que haverá menos de um terço de reeleição na Câmara de Itabuna!

Diante da aplicação das novas regras que serão responsáveis por balizar as eleições de 2024, um desafio se coloca nos projetos e articulações dos partidos políticos: a diminuição do número de vagas nas nominatas de vereadores para disputar as eleições.

Até as eleições municipais de 2016, o critério para o número de vagas de candidatos a vereador por partidos era de 150% do número de cadeiras na Câmara local e de 200% do número em caso de coligações. Já nas eleições de 2020, com o fim das coligações, os partidos podiam lançar até 150% do número de cadeiras nas Câmaras.

Agora surge um desafio que vai forçar os partidos buscarem eleger novos critérios para as escolhas de suas nominatas que é lançar 100% do número de cadeiras no legislativo municipal, mais um. No caso de Itabuna, que em 2020 cada partido pode lançar 32 nomes, agora nas eleições de 2024 poderá lançar apenas 22 nomes, visto que a Câmara de Vereadores é composta por 21 vereadores.

Os novos postulantes tiveram que avaliar muito bem antes de ter escolhido a agremiação partidária, sob o risco de ficarem de fora da eleição nas convenções partidárias. Isso também fez com que os partidos que são beneficiados com o grande número de candidaturas como forma de fazer quociente eleitoral, precisam reorganizar os critérios de escolhas de nomes em função da diminuição de vagas.

Estes fatos devem resultar em um contingente superior a 350 candidatos a uma das 21 vagas na Câmara Municipal de Itabuna. Isto porque a maioria absoluta do partidos se organizou para ter o número máximo de membros em suas chapas proporcionais. Embora existam partidos, que já tiveram prefeituráveis em Itabuna, em eleições passadas, que nem candidatos a vereador terão em 2024: PSTU, UP, PRTB, PCO, PCB. O Partido Novo teima em permanecer sem ter prefeiturável em Itabuna.

Dentre os partidos que conseguiram filiar possíveis candidatos no último prazo para pretendentes em disputarem as eleições propocionais deste ano (06 de abril), a maioria está com seu "time completo": Avante, PL, MDB, PSD, Republicanos, PP, Federações PT, PCdoB e PV, PSDB e Cidanania; e Psol e Rede Sustentabilidade;  PDT, União Brasil, Solidariedade, PNM, PRD, DC, Podemos, PMB e PSB. O AGIR deverá disputar as eleições com menos de 15 candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: