Promovemos por três dias subsequentes, uma enquete para saber sobre o poder de mobilização e aceitação popular de centenas de pré-candidatos ao cargo de vereador. Foram exatas 6.780 pessoas participando (um voto por celular), recorde no interior da Bahia e três nomes supreenderam: Thiago do Psol, que ficou em terceiro lugar com 522 votos, Léo do Bairro de Fátima, ocupando a quarta colocação com 410 votos. José Carlos Saúde foi o nome da quinta posição no ranking dos mais lembrados, com 403 votos.
A Primeira colocação coube ao vereador Manoel Porfírio (PT), com 607 votos e bem em seu encalço, ficou o empresário Rafael Moreira (PDT), obtendo 600 votos. Ambos não supreenderam, pois são avaliados como prováveis ocupantes das principais votações, que emergirão das urnas eletrônicas eleitorais no finalzinho da tarde do próximo dia 6 de outubro. Mas, Thiago, Léo e José Carlos, foram os causadores de perplexidade para quem ainda pensa, que previsões de resultado de eleições são inalteráveis.
Thiago do Psol conheço e reconheço sua intrepidez. abnegação em seus propósitos ideológicos e inserções políticas e partidárias. Mas Léo do Bairro de Fátima e José Carlos Saúde, não estão em minha memória e consequentemente, não estou conseguindo os associar em aparência física e identificação. Não me lembro de os conhecer! Nem sei o que fazem, onde moram e em quais partidos estão filiados. Este fato não complomete minha convicção de que ambos sejam pessoas decentes, trabalhadoras e envolvidas no cotidiano do ativismo social.
Para obter mais de quatro centenas de adesões em uma enquete popular, o político não pode ser menosprezado nas previsões de êxitos eleitorais para a próximo composição na Câmara Municipal de Itabuna. Afinal, foram mais de 400 aliados, apoiadores e eleitores e cada um com apenas um voto por celular, assim como é somente um voto por título eleitoral, expressando suas preferências e posicionamentos sobre em quem deverá votar.
Não podemos assegurar, que Thiago do Psol, Léo do Bairro de Fátima e José Carlos Saúde, serão bem sucedidos nessas próximas eleições municipais, mas mostraram organização, influência, resiliência e extraordinária capacidade de mobilização. Asseguramos desde já, que são nomes competitivos e que entram no radar das prováveis surpresas, que as urnas eleitorais revelarão no término da tarde do próximo dia 6 de outubro.
Neste contexto, muitas enquetes estão sendo realizadas por grupos de whatsapp, sites e blogs; e programas de rádio. Também veredamos por este caminho, por compreender a necessidade de extratificar o que é fato e fake news nas projeções dos candidatos. Nossa pretensão é saber por nossos meios próprios, o que pensa o eleitorado itabunense nos tempos atuais e o quanto estão sedimentadas algumas candidaturas ao cargo de vereador em Itabuna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.