Pela primeira vez na história do Município de Itabuna, acontecerá uma eleição com disputa em condições igualitárias, envolvendo cinco prefeituráveis. Antes o que existiu foi polarização e por quase três décadas, Fernando Gomes (Cuma) e Geraldo Simões (Cabeça de Pitu), disputavam a maioria dos votos, com ambos se alternando no comando da Prefeitura, sem contudo jamais terem sido reeleitos!
Para essas eleições de 2024, teremos cinco candidatos a prefeito e todos são competitivos. Qualquer um que seja eleito, não surpreenderá! A disputa está acirrada e nem começou ainda a campanha, propriamente dita. O momento ainda é de arrumação, articulações e organização de partidos e possíveis coligações majoritárias. Mas já dá para avaliar expectativas e o pressentimento, é que essas eleições serão inusitadas, históricos e muito disputada: voto a voto!
Augusto Castro (PSD), está empenhado em entrar para a história de Itabuna, como seu primeiro Prefeito reeleito! Já Fabrício Pancadinha (SD), pretende quebrar o tabu dos itabunenses sempre derrotar quem começa a campanha como favorito. Chico França (PL), pretende agregar em sua pretensão de ser eleito Prefeito, os votos dos bolsonaristas, antipetistas e anticomunistas.
O ex-Prefeito Capitão Azevedo (UB) crer que a votação do eleitorado carlista o fará obter a mesma votação dada ao então candidato a governador, ACM Neto (UB), que nas eleições de 2022 fez o União Brasil infligir uma derrota acachapante ao adversário Jerônimo Rodrigue (PT), que acabou se elegendo com os votos de fora de Itabuna. O médico Isaac Nery (PDT), é raçudo, querido pelos itabunenses e sempre teve boas votações em eleições anteriores - não é "carta fora do baralho"!
Portando, Itabuna terá no próximo meado de julho, o começo de sua mais intensa campanha eleitoral, cujo resultado no dia 6 de outubro, não deverá causar perplexidade, em qualquer que seja o candidato eleito Prefeito, entre Augusto, Pancadinha, Chico França, Azevedo e Isaac!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.