Estive hoje, sexta-feira (15) à noite, acompanhando as movimentações políticas na vizinha cidade de Itajuípe, quando aconteceram dois eventos de candidaturas majoritárias. Na Câmara de Vereadores, houve o ato do PSD e no antigo clube Kamuá, ocorreu o evento do Avante.
Na Câmara houve o lançamento oficial da pré-candidatura de Lusiane da Saúde (PSD) à prefeitura, com presença do deputado federal, Paulo Magalhães (PSD). O ex-prefeito da cidade e suplente de deputado estadual, Marcone Amaral (PSD), é o grande apoiador da pré-candidata.
Já no Clube Kamuá, a festa foi do prefeito Léo da Capoeira, que contou com participações de diversos prefeitos, vereadores, da Deputada Estadual, Soane Galvão (PSB), do Deputado Federal Neto Carletto e do Presidente Estadual do Avante, Ronaldo Carletto.
Pelo que vi nos dois eventos, a conclusão é que Marcone cometeu um erro estratégico, ao marcar seu evento para a mesma data, horário e local muito próximo do evento do ex-aliado. O público no ato de Léo da Capoeira foi, vertiginosamente superior ao que prestigiou a festa do ex-prefeito e suplente de deputado estadual.
Se a pretensão de Marcone foi competir quantidade de militantes, o efeito colateral foi acachapantemente desfavorável para sua prefeiturável, Lusiane da Saúde. O público de Léo da Capoeira foi muito maior e muito mais entusiasmado.
Para "começo de campanha", o jogo está de difícil prognóstico para o ex-jogador de futebol, Marcone Amaral. Há no futebol, uma afirmação de que técnico não ganha jogo, quando o time é ruim. Tanto que no transcurso de uma partida, é comum o treinador realizar substituições de jogadores, para evitar derrota, ou não perder de goleada.
O que vi me faz concluir, que no jogo da política em Itajuípe, Marcone terá que rever sua convocação; mudar de estratégia, criar novas jogadas, acalentar a torcida e não deixar de observar, que no "camarote", está Si Dantas (PP), observando tudo e se preparando para entrar no jogo. Por enquanto, Léo da capoeira está "passando a rasteira" e derrubando seus adversários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.