Invasão criminosa de 'índios' termina com morte.
Relatório oficial divulgado pela Assessoria de Comunicação do 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que houve invasão de propriedade rural por indígenas e confronto de invasores com pecuaristas. Este relato mostra que na madrugada de sábado (20), por volta das 04h30, cerca de 17 indígenas invadiram a Fazenda Inhuma, situada na zona rural de Itapetinga e próximo ao município de Potiraguá.
Segundo a Polícia Militar, "Os invasores fizeram dois vaqueiros de reféns, que liberaram no decorrer da manhã. Segundo um dos vaqueiros que foi feito de refém, alguns indígenas estavam com o rosto coberto e eles estavam armados com rifles, revólveres, pistolas e espingardas calibre .12. No decorrer do dia foi montada uma Operação da PM para acompanhar a situação, com cerca de 6 viaturas, duas delas da CIPE Sudoeste e as outras da 8ªCIPM. Um indígena foi preso pela PM na manhã do sábado quando se dirigia para uma das fazendas. Ele estava com uma arma artesanal, que foi apreendida, e as demais pessoas que o acompanhavam fugiram ao ver a abordagem".
A Ascom da Polícia Militar permanece descrevendo o ocorrido, dizendo que "As guarnições da PM manteve contato com os indígenas na fazenda invadida e pelo restante do dia e na madrugada decorreu tudo na normalidade. E que na manhã do domingo (21), os pecuaristas da região se reuniram na ponte do Rio Pardo, para discutir a situação da fazenda invadida. Na reunião, os mesmos decidiram tentar retomar a posse da propriedade rural.
Diante disso, guarnições da Policia Militar fizeram um ponto de bloqueio em frente a fazenda invadida para evitar um conflito, quando foram surpreendidos por mais de 200 pessoas que se aproximaram e se identicaram como fazendeiros da região. Momento em que houve um disparo de arma de fogo por parte dos indigenas e, a partir disso, generalizou um confronto entre indígenas e fazendeiros, com disparos de arma, pedras e flechadas.
Três pessoas ficaram feridas, sendo duas delas por parte dos indígenas, e um fazendeiro também se feriu. Um dos indígenas, uma mulher, foi ferida com um tiro e uma guarnição da PM prestou imediato socorro. Ao chegar no hospital de Potiraguá ela ainda estava com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O outro indígena ferido com um tiro no abdômen, o Cacique Nailton, está com a situação estável até então. O fazendeiro foi ferido por uma flechada no braço direito e também está estável.
Durante o confronto, os indígenas fugiram para o matagal e a PM conduziu duas pessoas por parte dos Pecuaristas, sendo um deles o autor do disparo que vitimou a indígena. As guarnições também apreenderam quatro armas".
PESSOAS CONDUZIDAS: José Eugênio Fernandes Amorim e Antônio Carlos Santana Silva
VÍTIMAS: Maria de Fátima Muniz (óbito), Nailton Muniz Pataxó e Ivan de Almeida Santos Lírio.
MATERIAL APREENDIDO: Duas pistolas e Dois Revólveres.
FONTE: ASCOM/8ªCIPM - PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.