Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

27 de janeiro de 2024

PANCADINHA DE SOBRESSALTO NO UB

A suposta entrada de Pancadinha no UB "pela janela", preterindo e constrangendo Guinho e Lisdeili, poderá resultar em fracassos para ele, para o partido em 2024 e para ACM Neto em 2026!

     O partido União Brasil (UB), foi por onde o então candidato a governador ACM Neto obteve uma vitória acachapante em Itabuna, sobre Jerônimo Rodrigues (PT), que acabou sendo eleito pela maioria do eleitorado baiano. Já o partido Solidariedade elegeu o então vereador, Fabrício Pancadinha, para o cargo de deputado estadual. As vitórias em 2022 de ACM Neto e Pancadinha em Itabuna, criaram um clima de euforia para as eleições municipais de 2024e embeveceram todos pelas bandas do cantor, que foi vereador e está sendo deputado com 50% dos períodos para que foi eleito em ambas eleições anteriores!

     Para ser prefeiturável competitivo, Pancadinha não deverá permanecer filiado no Partido Solidariedade, que não possui tempo de rádio e televisão, recursos financeiros do fundo de campanha e sua militância é um grupeto de “gatos pingados”! Estes fatos exigem que Pancadinha mude de partido, mas a legislação eleitoral o impede de se desfiliar, sob pena de perder o mandato para seu primeiro suplente, Pastor Tom. Mas este fato não o impossibilita de ser candidato majoritário por outro partido, ainda que tenha perdido o mandato.

    Neste contexto, Pancadinha saindo do Solidariedade, ficará sem mandato e assim concorrerá para tentar ser eleito prefeito. Perdendo, ficará “sem eira e sem beira”: deixará de ser deputado e não será prefeito! As opções para nova filiação são restrita no cenário para as próximas eleições. Para Pancadinha só restará optar pelo PL, que já está “amarrado” com Chico França; MDB que deverá abrigar Geraldo Cabeça de Pitu; PP que tem o empresário Frederico Vesper anunciando sua candidatura a prefeito e o União Brasil, que já tinha o vice Enderson Guinho como seu prefeiturável e mais recentemente filiou a delegada Lisdeili Nobre (ex-Psol), como seu plano B para a chapa majoritária.

         Entre as alternativas partidárias aqui mencionadas, apenas o União Brasil parece se adequar à pretensão de Pancadinha, mas sem unanimidade. Não acreditamos que Guinho e Lisdeili ficarão satisfeitos com a “decisão de cima”, para serem preteridos por um concorrente, apenas porque ele está atualmente em vantagem nos índices de pesquisas, cuja volatilidade é recorrente em todas as eleições em Itabuna: assim como a cidade nunca reelege prefeito, também não elege quem começa liderando pesquisas!

     ACM Neto impor Pancadinha como prefeiturável pelo UB, será um “tiro no pé”, que poderá ter desdobramentos em 2026 e Pancadinha sair do Solidariedade deverá significar um drama parecido com o que ocorreu com o ex-deputado estadual, Capitão Fábio, que com mandato na Assembleia Legislativa, perdeu para prefeito; perdeu a reeleição e dois anos depois perdeu para vereador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: