Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de janeiro de 2024

O PROBLEMA NÃO ESTÁ EM SER LISO DE DINHEIRO E SIM, SER LISO DE CONDIÇÕES DE QUERER O QUE NÃO PODE TER!

Meu texto para o contexto de alguém com pretensões fadadas ao fracasso, mas que terá a tangente como rota para seguir em frente!

         O sujeito encasquetou que quer ser prefeito. E este é um direito inalienável e inquestionável dele e de qualquer pessoa em obediências as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral. Mas, uma coisa é uma coisa e outra coisa, é outra coisa! Quem anda no mundo dos sonhos, acaba sempre tropeçando na realidade.

            Como diria o célebre poeta português Fernando Pessoa, “Querer não é poder…quem quer nunca há de poder, porque se perde em querer” Depois de determinada idade isso vai ficando cada vez mais claro. Quando você é jovem e os hormônios estão à flor da pele tudo é possível, pelo menos enquanto os obstáculos ainda são pequenos.

            Eu quero muito ser o melhor comunicador, o melhor palestrante, o melhor escritor, o melhor radialista, o melhor pai, o melhor marido, o melhor filho, o melhor amigo e o melhor ser humano da face da Terra. E muito mais do que isso, ser reconhecido como tal, sentir-me importante e ser valorizado por onde quer que eu ande.

            Por conta de tudo isso, eu quero realizar dezenas de palestras e programas por mês, registrar o acesso de milhares de leitores no blog, vender milhares de livros, semear conhecimento para o maior número possível de pessoas e muito mais do que isso, ser reconhecido como tal, sentir-me importante e ser valorizado.

            Eu quero ganhar dinheiro com o meu trabalho, por conta do meu esforço em quarenta e seis anos ininterruptos de estudo e aperfeiçoamento. Como você já está cansado de saber através dos meus artigos, minha visão é ser uma referência em desenvolvimento pessoal, profissional e político. E muito mais do que isso, ser reconhecido como tal, sentir-me importante e ser valorizado.

            Apesar de todas as minhas falhas e limitações, eu quero que as pessoas me olhem, aproveitem a minha experiência e espalhem sem medo: esse é o cara, vai por mim, nota dez, uma a pessoa que faz a diferença. Tudo o que ele diz ou recomenda vale a pena. Pode confiar, conheço o trabalho dele. E muito mais do que isso, ser reconhecido como tal, sentir-me importante e ser valorizado.

            Se não for pedir muito, eu quero ser feliz, rico, magro, saudável, bonito, carismático, amado pelos filhos, mais ainda pela esposa. Quero servir de inspiração para os telespectadores, ouvintes, leitores, amigos, vizinhos, conhecidos e colegas de trabalho. Ter dinheiro sobrando no banco não seria nada mal. E muito mais do que isso… Será que estou querendo demais?

            Eu e você queremos tudo ao mesmo tempo. O ser humano em geral quer muito mais do que o mundo pode lhe oferecer. Na prática, o querer vem antes do poder e este, por sua vez, demora para ser conquistado. Difícil entender isso. Tudo seria mais fácil se o inverso fosse verdadeiro, algo como “eu sempre posso e agora eu quero.”

            Felizmente, para o nosso próprio bem, querer não é poder. Quem criou essa máxima supervalorizou a nossa capacidade de realização. A despeito de todos os esforços, isso nem sempre é possível. As variáveis e as exigências do mundo são tantas que é fácil desanimar em determinados momentos.

            O fato é que a vida é dura para todos. Se fosse simples, bastava aplicar os segredos de O Segredo. Estamos todos na mesma condição. Lembre-se que o universo não foi feito para que a minha e a sua vida fosse mais fácil que a vida dos outros, portanto, querer não é suficiente. É necessário conhecer a si mesmo para saber utilizar suas forças e reduzir suas fraquezas.

            Assim sendo, descomplique sua vida e ajuste suas expectativas de acordo com a sua realidade e o seu nível de esforço. Querer não é poder e se nada do que você quer for possível, isso não vai diminuí-lo como ser humano.

            Por fim, ainda que a vitória possa não lhe acontecer, você será capaz de suportar qualquer adversidade e descobrir que a vida tem muito valor e, mais importante de tudo, que você tem valor diante da vida e de Itaju do Colônia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: