Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

6 de janeiro de 2024

NOSSA LUTA PELA CRIAÇÃO DO ESTADO É ANTIGA!

Várias vezes realizei manifestações públicas, para a criação do Estado Bahia do Sul, crendo ser impossível permanecer sendo "patinhos feios da Bahia e menosprezados por governos baianos"

A imagem que ilustra essa postagem, é de um ato público na avenida do cinquentenário, acontecido há 10 anos, quando falávamos para os itabunenses sobre a necessidade da criação do Estado Bahia do Sul (Ou Monte Pascoal) e este é um fato que se fortalece a cada novo ano, por conta da forma menosprezada e insignificante com que os governos baianos tratam as regiões sul e extremo sul do estado.

Lideranças sulbaianas estão defendendo o projetos que prevêem a criação do Estado Bahia do Sul, cujo decreto legislativo, prever a realização de plebiscito, já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pode voltar a ser inseridos na pauta novamente.

O projeto de criação do Estado Bahia do Sul é mais um entre os novos Estados em estudo: Mato Grosso do Norte em Mato Grosso; Rio São Francisco na Bahia; Maranhão do Sul no Maranhão e Gurguéia no Piauí. Em comparação, os Estados Unidos têm 50 Estados, com representação fixa no Congresso de 100 senadores e 435 deputados.

Se forem criadas mais unidades da Federação, não haverá aumento do Parlamento, apenas a redistribuição das vagas. O Brasil tem 26 Estados e 1 Distrito Federal. O Congresso abriga 513 deputados e 81 senadores. Aqui, ao contrário dos EUA, a configuração aumenta se houver novos Estados.

Em média, a Assembléia Legislativa de um pequeno Estado, com 24 deputados. Na maior parte, os projetos de criação de Estados são antigos e apresentam lacunas. Nenhum deles, por exemplo, inclui um estudo detalhado sobre a viabilidade econômica e os custos da medida.

A criação de um Estado pressupõe a existência de um novo Executivo, um novo Judiciário e um novo Legislativo. Todos devem ser dotados de completa estrutura física, como prédios, veículos e equipamentos, e administrativa - governadores, secretários, servidores, juízes, promotores, deputados e assessores.

As propostas tampouco apresentam solução para um problema crucial: quem arcará com os custos do plebiscito. Dizer que o Estado Bahia do Sul se criado será um Estado pobre é atraso mental de quem formula essa idéia. Não tenho dúvidas quanto a viabilidade sócio-econômica para a criação do Estado Bahia do Sul.

A criação do estado da Bahia do Sul poderia contribuir para tornar mais viável a gestão política, econômica e social de uma imensa parte do território baiano, que atualmente encontra-se abandonado. E sua emancipação viabilizaria o desenvolvimento que tanto é necessário para o povo esquecido do sul e extremo sul da Bahia.

    Nessa imagem está comigo o saudoso Dr Carlos Alberto Matheus Alves, médico pediatra tinha 63 anos, que foi vítima fatal de um acidente onde 12 pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas. A Batida aconteceu no distrito de Mundo Novo, na cidade de Eunápolis, sul da Bahia, na noite do dia 29 de setembro de 2021. Um caminhão bitrem seguia em direção a Itabuna. Em uma curva, o ultimo vagão do veículo – carregava o eucalipto – tombou, desprendeu e rodou na pista. O material atingiu o ônibus (onde estava Dr. Carlos Alberto Matheus Alves) e a van (cujo motorista, Douglas Silva, também morreu), que seguiam no sentido contrário da pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: