Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

23 de dezembro de 2023

COMO IMPERAR DIANTE DE SÚDITOS VENAIS?

O "Império dos Fraternos" se deve combater com a mesma "Moeda de César", com que Robério coopta cabos eleitorais e comunicadores venais!

Algumas civilizações do mundo antigo, principalmente Grécia, Mesopotâmia e Roma, são estudadas e replicadas até hoje. Em muitos aspectos, essas sociedades formaram as bases para a concepção do mundo ocidental como o conhecemos hoje. Por isso que práticas políticas de antigamente, são realizadas atualmente, em função de buscar resultados positivos.

Uma das medidas mais conhecidas da Roma Antiga, a qual você tem boas chances de encontrar nas ações políticas e eleitorais dos dias atuais, é a política do pão e circo. Seu impacto foi bem visível e até hoje ela é usada como referência para entender partes da sociedade. Sem doar pães e promover espetáculos circenses, os governos acabam mal avaliados e incompreendidos.

A política do pão e circo foi um método de governo na Roma Antiga, que consistia na distribuição de pão e trigo, além da implementação de espetáculos públicos. Hoje este fato é o que acontece através de agências de marketing, bolsa família, cargos comissionados, mensalões, contratações, "jabás" e pagamentos para atividades de militância (pão com mortadela e "onça" - cédula de cinquenta reais).

O que tem tudo isto a ver com Eunápolis? Diante do desemprego, dificuldades de subsistência, alienação, peleguismo e ressentimentos raivosos por não terem mais cargos comissionados, alguns cabos eleitorais e "comunicadores" roberistas,  esbravejam críticas sistemáticas contra problemas antigos como saneamento básico, saúde e atendimento às necessidades do povo, que antes eram muito maiores e piores.

E no império de calúnias, difamações, injúrias e sabotagens, promovidas através de programas de rádios e militantes financiados e fomentados pelo ex-prefeito Robério Oliveira (PSD) e seus aliados alienados, profanos e insanos, o que fazer para conter parte desse exército maligno e implacável? A resposta está na experiência romana de "pão e circo"!

Basta Paulo Dapé se reverter de Imperador e dar circo e pão para seus adversários e inimigos encolerizados. 100% dos cabos eleitorais de Robério, o apoiam por pão e se agradam da ópera-bufa, que é a palhaçada de apoiar e votar em que tem histórico de investigações policiais; processos e condenações judiciais e prisão por ter furtado mais de 200 milhões de reais dos cofres públicos municipais.

Se 100% dos roberistas são venais, basta Dapé dar algumas cédulas de vinte reais para eles e assim os cooptar com a mesma facilidade como fizera Hitler, em sua metáfora de ter galinhas de volta, ao oferecer-lhes milhos jogados ao chão, depois de tê-las afugentado, judiado bastante e depenado por completo. E se eles se vendem fácil por migalhas de um corrupto, por que não se renderiam a um imperador, que só fez ajudar Eunápolis e os eunapolitanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: