Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

16 de setembro de 2023

ITABUNA PERMANECERÁ EM 2024, SEM ELEGER MULHER PARA PREFEITA E VICE-PREFEITA!

Mesmo com mais mulheres que homens no eleitorado, Itabuna possui uma só mulher na Câmara Municipal

São 113 anos de história em Itabuna, sem que uma só mulher tenha sido eleita para ser prefeita, deputada estadual, ou deputada federal. Nem vice-prefeita se elege em Itabuna. Nomes bons nunca faltaram. Parece existir um estigma contra o sexo feminino na política e até na Câmara de Vereadores elas são em quantidade que quase sempre se resume em uma, duas e as vezes nenhuma.

Para as eleições de 2024, não há mulher na disputa majoritária e consequentemente, Itabuna continuará sua saga de rejeitar mulher para governá-la. Nem para o cargo de vice-prefeito existe nome feminino. E para a disputa a vagas na Câmara Municipal, as projeções mais otimistas apontam a possibilidade de, no máximo, duas mulheres serem eleitas vereadoras.

Itabuna estava com 156.617 eleitores em 2022. Entre os eleitores aptos a votar, 38.873 não foram votar (24,82%) e 117.744 votaram (75,18%). Assim como acontece em boa parte das cidades, as mulheres são maioria entre as pessoas que votam em Itabuna.  Conforme os registros do TSE, os homens compõem 45,50% do eleitorado itabunense, enquanto as eleitoras representam 54,47%.

Segundo informações contidas nas redes sociais e noticiário da imprensa local, Itabuna deve estar com mais de 15 homens anunciando candidaturas para prefeito. Nenhum mulher está na disputa e os partido estão tendo dificuldade para preencher a totalidade das vagas obrigatórias de gênero. Apostas apontam a possibilidade de mais uma vez a cidade não eleger nenhuma mulher para seu Poder Legislativo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: