Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

29 de junho de 2023

REELEIÇÃO COMPLICADA!

Quem se elege e depois menospreza parceiros da eleição, acaba tendo ex-aliados como seus maiores adversários na reeleição!

A pessoa se candidata para comandar a Prefeitura e neste período agrega lideranças, com a promessa de que "quem ajuda ganhar, ajuda a governar", numa alusão ao comprometimento de nomeações e contratações. O cabo eleitoral foi tão importante para vencer a eleição, quanto seria para alavancar uma gestão. Mas acaba sendo menosprezado e até preterido por adversários.

Este fato cria hordas de ex-aliados e estes são cruciais, sagazes e rigorosos numa disputa de reeleição! Um ex-aliado é muito mais aguerrido, intrépido e obstinado, que cinquenta inimigos politicos, tradicionais, raivosos e implacáveis. Portanto, é pertinente para quem pretende permanecer por mais quatro anos no comando de uma Prefeitura, evitar possuir ex-aliados!

Uma pessoa vaiando, tem muito mais visibilidade e protagonismo, que cinquenta pessoas aplaudindo! Duvidar deste fato, é tão vulnerável quanto não agir para coptar adversários. Reeleição é sempre muito mais complexa, cara e difícil, que obter vitória numa primeria eleição! Isto acontece, porque quem se elege perde a humildade; se cerca de bajuladores, esquece compadrios e compromissos... se torna inacessível e menospreza quem foi importante para sua ascenção na politica!

Numa cidade com menos de oitenta mil eleitores, ter trezentos ex-aliados, significa ter que estar diante de um exército de quinze mil desafetos intrépidos. Junto a estes estão mais quinze mil eleitores tradicionai de oposição e assim chegamos a uma número de trinta mil eleitores de rejeição a reeleição. Isto requer que entendamos a situação como complexa e complicadíssima para quem pretender se reeleger!

Toda essa realidade, significa que reeleição somente acontecerá se existirem mais prefeituráveis de oposição, para assim dispersarem os votos de rejeição; numa situação parecida com um time de futebol, que para ser classificado para a final do campeonato, terá que vencer a próxima partida e ainda torcer para outros times perderem suas respectivas partidas. E complicação assim, não é menos que o réu enforcado, cujo único direito é espernear e aproveitar seus últimos suspiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: