Eleger um prefeito é uma fazer uma escolha de extrema importância e, ao mesmo tempo, de responsabilidade por parte de cada eleitor, pois o futuro de Ilhéus estará nas mãos de quem vencer a disputa. No próximo ano, cerca de 100 mil ilheenses irão às urnas para eleger o prefeito e vice-prefeito, que sucederão Marão e Bebeto, respectativamente. Contudo, para votar consciente e poder cobrar ações concretas dos eleitos, é importante saber quais são as principais funções desse cargo.
O prefeito, autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do Município de Ilhéus, tem o dever de cumprir atribuições Constituicionais, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União; zelar pela boa administração da Prefeitura, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social.
Caberá ao prefeito: Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem estar dos seus habitantes; Organizar os serviços públicos de interesse dos ilheenses; Proteger o patrimônio histórico-cultural do município; Garantir o transporte público e a organização do trânsito; Atender os ilheenses, ouvindo suas reivindicações e anseios; Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques; Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial ilheense; Buscar convênios, benefícios e auxílios para Ilhéus; Apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de sancionar ou vetar; Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar os ilheenses; Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico de Ilhéus; Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças; Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma; e Planejar, comandar, coordenar e controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo.
E quem entre os prováveis prefeituráveis de Ilhéus, para as próximas eleições municipais de 2024, está habilitado para corresponder às expectivas de manter e avançar na boa qualidade de gestão empreendida pelo atual Prefeito Mário Alexandre (Marão)? A resposta exata tem nome e sobrenome, em apenas uma só pessoa: Bento José Lima Neto.
E quem é Bento José Lima Neto? Bento é advogado; especialista em Direito Público e Privado e em Direito Material e Processual do Trabalho. Professor Universitário de Direito Empresarial, Direito Falimentar, Legislação Trabalhista. Ex-Procurador Geral do Município de Uruçuca-Bahia; Secretário Municipal de Administração de Ilhéus e este curriculum o qualifica tecnicamente, como personalidade habilitada para bem permanecer administrando a Prefeitura de Ilhéus.
E Bento tem condições de vencer uma eleição majoritária? Bento tem votos suficientes para se eleger Prefeito? Bento é popular? Todas essas indagações tem resposta no fato de Bento pertencer a um grupo político, com força, apoios e votos suficientes para eleger quem o representar na próxima eleição, pois o credenciando estarão Marão, Soane Galvão, Bebeto Galvão, dezenas de vereadores; centenas de candidatos ao cargo de vereador e partidos e lideranças comunitárias... um exército homérico de militantes e cabos eleitorais, capaz de alavancar adesões cabais para o fazer muito mais votado que os demais prefeituráveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.