"Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade". Essa célebre frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista, permite refletir acerca do papel das "fakes News"ou "hoax" (termos ingleses para notícias falsas) na sociedade. Estas acabam por exercer controle sobre o indivíduo e, por fim, nas decisões importantes, por exemplo, as eleições.
Em primeira análise, cabe pontuar que as notícias falsas exercem controle sobre o individuo. Isso (Vírgula) porque, essas noticiam acontecimentos extraordinários e alarmantes, logo o internauta sente grande vontade de compartilhá-las, uma vez que as ver vê como algo importantíssimo e não tem o cuidado de pesquisar a fonte, já no outro geram o mesmo sentimento (Como assim?) e, por fim, cria-se um rede de espalhamento de 'hoax" (Reestruture).
Isso, (Sem vírgula) é o observado em pesquisas divulgadas pela Universidade de São Paulo (USP), as quais noticiam a qual noticia que 12 milhões de pessoas já compartilharam notícias falsas em alguma rede social. (Abordagem limitada ao senso comum)
Outrossim, as "fakes news" influenciam negativamente nas decisões tomadas na sociedade, por exemplo, as eleições. Essa divulgam acontecimentos, falas, opiniões, gestos sobre determinada pessoa ou partido, os quais não são verdades, marcando negativamente sua imagem (Cuidado com a ambiguidade), logo quem é vítima das mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade) acaba sendo prejudicado e tem suas chances de vitória reduzidas para cargos públicos.
A título de exemplo, é destacável as "hoax", divulgadas por blogs, sites e redes sociais sobre o candidato a reeleição à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), as quais impactaram negativamente sua imagem e diminuíram sua popularidade frente ao povo. Diziam que ele acabaria com os quilombolas, rerervas indigenas e seria genocida contra negros, gays e nordestinos!
É evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para diminuir o poder das "fakes news" na sociedade. Diante disso, a Agência Brasileira de Inteligência deve, em conjunto com o Facebook, Instagram e Whatsaap, identificar e remover as notícias falsas, a fim de diminuir sua disseminação e seu controle sobre a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.