Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

15 de junho de 2023

MATHEUS CALDAS DENUNCIA ABANDONO DE BIBLIOTECA EM POTIRAGUÁ

Matheus Caldas tem sido contumaz em denunciar o óbvio que a Prefeitura não faz!

O ativista social, Matheus Caldas, tem sido uma voz obstinada contra as mazelas, que submetem o município de Potiraguá, a uma situação quase que surreal de inabilidade e ociosidade, quando o assunto é relacionado a Prefeitura.

Potiraguá vive momentos difíceis, com falta de politicas públicas municipais, que possam vislumbrar perspectivas promissoras, para suas demandas de serviços governamentais de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, artes e cultura.

Mais recentemente, Matheus Caldas esteve visitando o que seria a Biblioteca Municipal Cândido Rondon e se deparou com condições de completo sucateamento, estruturas depredadas, instalações elétricas e hidráulicas aos frangalhos; mesas, carteiras, cadeiras e prateleiras danificadas, livros mofando, portas e janelas quebradas e sob uma fedentina insuportável.

Para Matheus Caldas, "É um absurdo o descaso que se permite acontecer com o patrimônio histórico e cultural em Potiraguá; é quase um crime abandonar o local onde se guardariam de forma organizada, documentos e livros, permitindo e facilitando o trabalho de estudantes e possíveis pesquisadores”. 

Matheus também ressalta, que o prefeito deveria ter consciência da importância da Biblioteca Municipal Cândido Rondon, como referência dos saberes e das informações como espaço cultural para informação e formação. O papel da biblioteca, transcende conceitualizações e passa a englobar uma funcionalidade que a compreende e a lança como um espaço promotor de aprendizagens e isto tem que ser compreendido pela gestão municipal" - destacou Matheus Caldas.

Matheus é de opinião, "que o funcionamento de uma biblioteca se configura numa prática pedagógica. Contudo, sua dimensão é ainda muito maior, sendo também social. Além de ser uma instância educativa e cultural, sob a perspectiva linguística, a biblioteca escolar, pela variedade de conhecimento e pensamentos que comporta, pode ser considerada um espaço discursivo. Um local no qual dialogam as mais diversas vozes existentes no acervo de livros e documentos que a compõem, sendo que os diferentes discursos que ela advoga possibilitam o estabelecimento de reflexões e discussões."

Por todos estes fatos, Matheus Caldas tem se manifestado indignado com o estado de sucateamento a que submeteram a Biblioteca Municipal Cândido Rondon e espera que esse seu protesto, sirva de conscientização para que os vereadores e a sociedade organizada de Potiraguá, consigam convencer o prefeito a não permitir que este espaço de cultura, artes, educação, pesquisas e desenvolvimento humano, não permaneça sendo tratado como entulho!        






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: