Quem vai decidir se Rui Costa (PT) permanece ou não como ministro-chefe da Casa Civil não é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, companheiro de legenda do ex-governador da Bahia. É outro presidente, o da Câmara dos Deputados, o todo poderoso Arthur Lira (PP-AL).
Portanto, é o centrão, que é o quarto poder da República, que vai dizer se quer ou não a demissão de Rui Costa. Até que ponto o governo Lula 3 chegou, sendo cada vez mais refém do toma lá, dá cá. Muito triste e lamentável. Nos bastidores do Congresso Nacional, o que se comenta é que Lira já pediu a cabeça do ministro. E mais: quer indicar o substituto. E se fizerem cara feia, vem logo a ameaça pública de que vai emperrar a tal da governabilidade, que já disse aqui ontem que é amiga inseparável da impunidade.
Tem também outra ameaça, essa mais preocupante, quase sempre lembrada nas entrelinhas: a prerrogativa que tem o presidente da Casa Legislativa de desengavetar um eventual pedido de impeachment. Assim como o leão é o "Rei da Selva", Arthur Lira é o "Rei da República".
Vamos ver se o companheirismo de Lula vai se ajoelhar aos interesses do dono do Parlamento. Por Marcos Wense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.