O Poder Legislativo de Itabuna vai homenagear a deputada Soane Galvão (PSB), com a Comenda Otaciana Pinto. Em sessão secreta, como manda o Regimento da Casa, a indicação proposta pelo Vereador Edmilson Cabral (Júnor do Trator), foi aprovada com quórum de unanimidade. A honraria será entregue em 03 de maio (quarta-feira), no Teatro Candinha Dórea.
A Comenda Otaciana Pinto, instituída em 2001 pelo Legislativo itabunense, faz menção à ex-vereadora (de dois mandatos), professora e parteira Otaciana Pinto (falecida em 1987). “Mãe Otaciana”, como ficou conhecida, teria realizado mais de 10 mil partos caseiros em Itabuna, registrando todos os nascimentos. A medalha é considerada a maior Comenda Legislativa da Casa e é concedida apenas uma vez por ano.
O Vereador Júnior do Trator justificou a homenagem a deputada estadual Soane Galvão, por reconhecimento aos seus esforços de inserir as mulheres itabunenses em todas as suas atividades parlamentares, que buscam reforçar o empoderamento feminino e permitir que as mulheres baianas e em especial, as mulheres de Itabuna, tenham com quem contar em suas demandas.
Entre os projetos de autoria da deputada estadual Soane Galvão, esta a lei que obriga as unidades de saúde das redes pública e privada baianas a garantir os direitos das mulheres que sofreram perda gestacional ou neonatal. Essa lei irá auxiliar as mulheres, com apoio profissional qualificado, na retomada da vida, e abreviar o estado de fragilidade em que se encontram depois da perda.
Soane Galvão também é autora do projeto de lei, que obriga as unidades de ensino da rede pública e privada a disponibilizarem, no ato da matrícula escolar, formulário para a realização de denúncia de violência doméstica. A proposta estabelece a segurança e uma série de medidas que priorizam a segurança e o fortalecimento da proteção contra a violência as mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.