Houve uma época, em que o sul da Bahia correspondia a mais de 65% da economia baiana e nem neste período os governos trataram a região com a devida recompensa. Muito pelo contrário. A região cacaueira nunca obteve nos últimos cem anos dos governos estadual e federal, dez por cento dos mais de três bilhões que o Estado de Roraima, recebeu no ano passado de Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Essa injustiça e indiferença perduram e não dão sinais de que será diferente neste atual governo. Tanto que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), visitou ontem, domingo (9), duas linhas de produção da fabricante de veículos elétricos chinesa BYD, que produzem ônibus e veículos de passeio 100% elétricos. Juntas, as unidades fabricam mais de 400 mil veículos por ano e empregam mais de 9.200 pessoas.
O governador está negociando a instalação da empresa em Camaçari. E este é um fato que revela o quanto as cidades do sul da Bahia são menosprezadas e condenadas ao ostracismo estatal. Jerônimo permanece praticando a mesma indiferença dos seus antecessores e tratando sul da Bahia como a região fora do mapa dos investimentos e orçamentos baianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.