Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

12 de fevereiro de 2023

A REELEIÇÃO DE VEREADOR É MUITO DIFÍCIL

 

Reeleição de Vereador é tão difícil quanto a maioria deles cumprir promessas de campanha e corresponder a expectativa do eleitorado!

Não é fácil ser eleito vereador. Tanto que centenas de candidatos concorrem a apenas nove a vinte e uma vagas em cidades de pequeno e médio portes. A absoluta maioria, sequer, conseguirá metade dos votos necessários para a conquista do mandato. E parafraseando Jesus Cristo, "Ainda vos digo, que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que..." (Mt 19:22-24), ser eleito vereador!

Se para ser eleito vereador, é tão atípico quanto vereador ter voz e vez com. prefeito, ou cumprir promessas de campanha, para ser reeleito a tarefa é muito mais árdua, onerosa e complicada. Ser eleito é uma coisa e ser reeleito é outra coisa e muitas outras cositas! Para ser eleito a necessidade é prometer o que nem sempre se poderá cumprir e para ser reeleito a imposição é cumprir o que foi prometido!

A reeleição para o cargo de vereador não é tarefa fácil, principalmente, nas cidades onde a compra de votos está incrustada muito profundamente no comportamento do eleitorado. É o que mostra uma realidade segundo a qual, na média, a renovação da Câmara de Vereadores é de 70%. Dois mil eleitores venais podem resultar em apenas duas centenas de votos, que são insuficientes para evitar o fracasso do investimento

O fato é que não é simples conseguir um novo mandato de vereador. A eleição proporcional é muito difícil devido ao grande número de candidatos, que muitas vezes concorrem no mesmo bairro e dentro do mesmo partido, igreja, ou associação. A alta porcentagem de renovação no Legislativo resulta do descompromisso e despreparo. A população não vê os vereadores atuando de maneira efetiva em benefício da cidade e o despreparo dos políticos é muito grande.

As dicas para os vereadores serem reeleitos, se resumem em trabalhar o marketing político durante todo o mandato, que, aliás, é tarefa para especialista no assunto. Não descuidar da sua base eleitoral e, acima de tudo, mostrar resultados.

A cada quatro anos muitas pessoas se aventuram no mundo da política, se lançam candidatos e a maioria fica pelo caminho. No próximo ano, principalmente os novatos, terão que vencer o descrédito da população com a classe política, que é enorme. Já os que concorrem a reeleição terão sua competência colocada à prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: