Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

24 de setembro de 2022

O EUNAPOLITANO ME FEZ APAIXONADO POR EUNÁPOLIS

No meu segundo ano como morador de Eunápolis, presenteei a cidade com seu pioneiro monumento público: homenagem as atletas campeãs de ginástica rítmica!

Preste a receber o titulo de cidadania eunapolitana, me sinto muito mais nativo que muitos nascidos em Eunápolis e que teimam em tentar me estigmatizar como forasteiro! Ter nascido em Eunápolis é uma questão impositiva, mas ter escolhido morar em Eunápolis, é propositivo. Estou aqui porque escolhi está aqui!

E por que minha paixão por Eunápolis? Porque percebi e senti a maneira acolhedora, simpática e solidária com que fui adotado por um povo que se habituou a "enfrentar a vida" e a conseguir tudo "na luta", superando dificuldades e com muito trabalho. E que do seio dessa massa nasceram lideranças e movimentos sociais com consciência e organização, como sonhos de reinventar, recuperar e repaginar Eunápolis. Este processo apaixonante e envolvente começou e não há mais como detê-lo.

O eunapolitano tem um compromisso com a esperança. É a última que morre. Por isso, tem a certeza de que Deus escreve direito por linhas tortas. A esperança é o segredo de seu otimismo, que lhe permite relativizar os dramas, dançar seu 'Encontro de São João com Pedrão", torcer por sua seleção de futebol e manter acesa a utopia de que a vida é bela e que amanhã pode ser melhor.

O eunapolitano me mostrou que o oposto ao medo não é a coragem. É a fé de que as coisas podem ser diferentes e que, organizados, podemos avançar. Eunápolis mostrou que é bom também na agricultura, na arquitetura, na música, nos esportes, nas artes e na sua inesgotável alegria de viver.

O povo de Eunápolis é religioso e místico. Mais que pensar em Deus, ele sente Deus em seu cotidiano, que se revela nas expressões: "graças a Deus", "Deus lhe pague", "fique com Deus" e com "é em Deus". Deus para ele não é um problema, mas a solução de seus problemas.

Uma das características da cultura eunapolitana é a alegria e o humor, que ajudam a aliviar as contradições sociais. Essa alegria nasce da convicção de que a vida vale mais do que qualquer coisa. Por isso deve ser celebrada com festa e, diante do fracasso, manter o humor. O efeito é a leveza e o entusiasmo que tantos admiram em nós.

Eunápolis avança no saber acadêmico e no saber popular. O saber popular que nasce da experiência sofrida, dos mil jeitos de sobreviver com poucos recursos. O saber acadêmico que nasce do estudo, bebendo de muitas fontes. Com esses dois saberes unidos, os eunapolitanos se tornam invencíveis e ajudam à consolidação da predestinação de Eunápolis ter nascido para ser grande!

O desafio hoje é entender a política como cuidado de Eunápolis, de sua gente, da natureza, da educação, da saúde, da justiça. Esse cuidado é a prova de que amamos o nosso Município. E uma das marcas do povo eunapolitanos é sua capacidade de se relacionar com todo mundo. Por isso, não é intolerante nem dogmático. Gosta e acolhe bem os forasteiros. 

Eunápolis é a maior comunidade cosmopolita do interior da Bahia. Temos tudo para sermos também a maior civilização do estado, não imperial, mas solidária com todas as "tribos", porque incorporou em si representantes de inúmeros povos que para aqui vieram. Nosso desafio é mostrar que Eunápolis pode ser, de fato, um pedaço do paraíso que não se perdeu.

Estes fatos e desafios, me fazem um eunapolitano nascido em Itabuna e que adotou Eunápolis, como um canto que me encanta e me apaixona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: