Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

5 de outubro de 2022

A VERDADE E NADA ALÉM DA VERDADE SEMPRE!

Muito mais feio que mentir, é mentir para quem já sabe da verdade!

A mentira tem perna curta, diz o famoso adágio popular, querendo dizer que a mesma não dura muito e que em pouco tempo a verdade prevalece. Como qualquer dito do povo, esse é mais um que não resiste a realidade do cotidiano. Conhecem-se mentiras que se arrastam no tempo e a tanto tempo que já são consideradas verdade.

Sob o sol, somente o homem mente, homem aqui no sentido de “homo sapiens” o que inclui a “mulher sapiens” na inigualável conceituação de uma ex–presidente. Os demais bichos lutam pela sobrevivência, comem, bebem, dormem, fazem sexo sem paixão mas não mentem. O ser humano sim! Mente e mente muito.

Mente pra enganar, mente por prazer, mente por compaixão, por paixão e mente muito por amor. Amor a um amigo, a um filho, um pai, mente por amor de mãe e mente pro seu amor. Mente pra si mesmo, provavelmente a forma mais curiosa de se mentir. Mente porque a mentira é um recurso que o homem utiliza para tornar a vida mais tolerável.

Será a mentira sempre uma lesão a moral? O que é moral? Toda a mentira sempre é ruim ou a mentira aqui e ali deve/pode ser aceita até como um imperativo ético dadas às circunstâncias? Dizer a verdade ao moribundo ou elogiar aquele vestido pavoroso da amiga lesa a verdade, a ética ou é um gesto de bondade? Existiria então uma mentira aceita, tolerável, uma mentira que faz com que a vida em sociedade, a vida em família, seja mais suave e tranquila?

Quem nunca se valeu de uma mentira, ainda que com boas intensões? Se a pequena mentira, (ainda que mentira sempre seja mentira e não tenha tamanho), pode ser aqui e ali admitida onde é que ela sempre será inadmissível? Será inadmissível quando for uma mentira que não tenha a bondade como suporte. A bondade é um conceito que mais do que definição, requer sentimento, ou seja, sabe-se quando se atua com bondade ainda que não se saiba dizer o que é.

A mentira sem bondade é o mal e ainda pior quando utilizada para destruir sonhos de muitos, de milhares, de milhões. A mentira quando escondida em uma crença, na fé ou em um ideia de mundo é a mentira perversa. Quando descoberta faz com que suas vítimas mais do que machucadas por se sentirem enganadas, sofram pela perda da esperança.

A mentira que destrói a esperança é cruel, pois em seu lugar nada fica, apenas o vazio. Hoje na Bahia somos vítimas dessa mentira. Uma mentira que nos deixa sem fé, sem esperança. Uma mentira perpetrada por algumas centenas de homens e algumas dezenas de mulheres que nos deixam com vergonha.

Como povo, como baianos jamais compactuaremos com essas mentiras. A verdade vai prevalecer e nesse caso a mentira teve pernas longas mas, felizmente, não se perpetuará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: