A mortes causadas por policiais militares em São Paulo caiu 80% após o uso de câmeras nas fardas do agentes, segundo levantamento feito pelo portal Uol via Lei de Acesso à Informação (LAI). A implantação do programa Olho Vivo fez um ano no estado no mês passado.
De acordo com o levantamento feiro pelo site, entre junho de 2021 e maio deste ano, os 19 batalhões registraram 41 mortes por intervenção policial —contra 207 nos 12 meses anteriores ao início do programa. Este é o menor número de mortes causada por intervenção policial desde 2013, data dos dados mais antigos disponibilizados pela PM de São Paulo.
Procurada pelo UOL, a PM não se manifestou. Já a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) citou, em nota, um compromisso "em reduzir as mortes por intervenção policial" - para isso, conta com o programa.
IMPLANTAÇÃO NA BAHIA - Promessa antiga da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o início da instalação das câmeras em uniformes de policiais deve sair do papel neste segundo semestre. O titular da pasta Ricardo Mandarino previu que a implementação dos equipamentos deve acontecer ainda em 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.