Estamos há dois anos convivendo e sobrevivendo a pandemia de Covid-19. Não imaginávamos que o coronavírus atingiria o mundo com tamanha severidade. A ideia de que esta situação perduraria por tanto tempo não passou pela nossa cabeça quando o assunto começou a ser debatido.
Por ter mexido em toda a estrutura social e trabalhista, a pandemia da Covid-19 readequou a rotina de milhares de trabalhadores e empresários brasileiros. O registro do desemprego e da falência de empreendimentos disparou em diferentes setores e de modo vertiginoso. No meio turístico, não poderia ser diferente, até porque o segmento é considerado um dos mais afetados pela pandemia.
Foram milhares de eventos cancelados, viagens anuladas, centenas de remarcações e reembolsos de atividades nos setores de turismo e inúmeros ingressos e reservas em meios de hospedagens cancelados, acumulando prejuízo de centenas de bilhões de reais desde o início da pandemia.
Foram dois Carnavais cancelados. Dois períodos de festas e férias reclusas, com bares e restaurantes fechados. O brasileiro não podia turistar ou realizar aquela viagem dos sonhos. Não podia visitar os parentes ou celebrar uma festa. A área de turismo, assim como a de eventos e alimentação fora do lar, precisaram se reinventar.
Com tantos efeitos negativos trazidos pela pandemia, o questionamento que fica é o que conseguimos aprender com ela. São muitas lições, dores e experiências que essa fase nos trouxe, mas, sem dúvida alguma, estamos prontos para enfrentar uma fase de recomeço. O momento é de respirar fundo, enxergar a luz no fim do túnel e arregaçar as mangas para todo o trabalho que está por vir.
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