Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

24 de março de 2022

LER É FUNDAMENTAL, ESCREVER É SÓ CONSQUÊNCIA!

Ler um bom livro é algo tão poderoso, que é capaz de mudar o rumo da sua vida

É fato que o brasileiro lê muito pouco, ou simplesmente não gosta de lê. O que explica então o desinteresse pela leitura, especialmente entre os mais jovens, no nosso país? Acredito que esta situação, em parte, esteja ligada à dificuldade do nosso povo em ler e interpretar a linguagem rebuscada do nosso próprio idioma. 

Há algum tempo, em uma conversa de família, soube que minha sobrinha de 15 anos, que até então não gostava de livros, finalmente descobriu sua paixão pela leitura. Isso aconteceu porque ela estava lendo um livro que despertou seu interesse.

Este caso retrata minha crença que defendo quase como um mantra: a pessoa diz não gostar de ler até ler um livro que gosta. Não acho que o ser humano seja avesso à leitura. Acredito apenas que cada um tem estilos, gostos e interesses diferentes.

Desde que comecei a escrever profissionalmente, tento reverter este movimento contra a leitura que parece ter se enraizado na nossa cultura. Na verdade, todas as pessoas que não leem hoje são potenciais leitores, basta encontrar o livro certo.

Como comunicador, uso meu ativismo pró-leitura para enfatizar a importância dos livros no desenvolvimento humano. Inclusive, costumo indicar três caminhos para quem não gosta de ler descobrir como identificar os títulos certos para investir seu tempo.

Para saber quais são os seus gêneros literários preferidos, basta analisar os filmes e séries que você mais assiste. Depois, vale procurar os trabalhos de autores destes gêneros e ler resenhas de livros escritos por eles para encontrar aquele que mais chama a sua atenção.

Tem ainda a seguinte regra: se você leu 20% do livro e não gostou, o melhor é deixá-lo de lado e começar uma nova leitura. Se até ali você não se encantou por aquela história, talvez não seja o livro certo ou mesmo o momento ideal para ele.

Se você conhece alguém que se encaixa no perfil de não gostar de ler, sugira estas técnicas. Pode ser o incentivo necessário para que mais uma pessoa descubra o potencial dos livros e se apaixone pelo universo mágico da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: