Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

25 de fevereiro de 2022

QUANDO A IMAGEM DIZ TUDO

Há falsidade e constrangimento, quando um aperto de mãos não ocorre com um "olho no olho"!

A foto que ilustra este artigo, revela o desconforto do senador Otto Alencar (PSD), ao cumprimentar sua correligionária e corrupta ex-prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira. Percebe-se na imagem, que Otto a cumprimenta sem olhar em seus olhos e este é um sinal de desconforto e constrangimento.

Compreensível, pois não fica bem um senador da república, ser fotografado ao lado de uma pessoa, que é acusada pela Polícia Federal de ser uma das líderes da Quadrilha dos Fraternos, que roubou mais de 200 milhões de reais dos cofres públicos municipais e que recentemente esteve encarcerada no Presídio de Teixeira de Freitas.

Você já observou o que acontece quando você encontra um amigo, que há algum tempo estava sem vê-lo pessoalmente? Você o cumprimenta com um forte e afetuoso abraço e quando isto não acontece, logo surge um enfático aperto de mãos e com ele um olhar reluzente, fixo e entusiástico. Um cumprimento com aperto de mão, sem o acompanhamento de um "olho no olho", revela desconforto por está ali e com aquela pessoa.

O aprto de mão é um gesto que passa por vezes despercebido, mas é essencial nas relações de bom compadrio. Ele é um tipo de comunicação não-verbal que inicia uma conversa, ou sela um acordo em qualquer encontro social, político, ou profissional. Essa forma de apresentação expressa o nível de sinergia entre as pessoas e elas são julgadas nesse pequeno gesto.

O aperto de mão é um gesto de confiança. Ele significa a suspensão do perigo e um símbolo de compromisso e paz. O aperto de mão é um gesto social que expressa um sentimento positivo de amizade, afinidade ou confiança entre dois seres humanos. O aperto de mão tem sido amplamente difundido e adotado como marca de cumprimento e de despedida nas mais variadas ocasiões sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: