Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

17 de janeiro de 2022

SÓ OS FORTES DÃO “A VOLTA POR CIMA”

Só os fracos "remam contra a maré" e se entregam fácil!

Entre as muitas verdades que a vida nos ensina ao longo da nossa caminhada, a principal delas é que em determinados momentos vamos tropeçar e até mesmo cair, porém, o que irá diferenciar um ser humano de outro não é o fato de se evitar cair, até porque, creio eu, isso é impossível. O diferencial está na velocidade com a qual levantamos e superamos as adversidades da vida.

Todos caem, mas só os fortes se levantam. Não há dúvida que a reação positiva face às adversidades é um dos principais fatores do sucesso, pois, ela afeta nosso modo de lidar com os problemas e as novas situações. Quando se trata do comportamento humano, é necessário fazer prevalecer a habilidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança. Ou seja, “dar a volta por cima”.

A grande e boa notícia é que essa força pode ser aprendida! Especialistas dizem que quando estamos no meio de uma adversidade devemos colocar nosso foco naquilo que podemos agir para influenciar, controlar ou modificar, ainda que seja pouco. Dito isto, nada de ficar parado. Portanto, temos que assumir a responsabilidade de nossa parte na solução do problema, ainda que não tenha sido o causador. Pense no que você pode fazer para ajudar. Resolva ou ajude a resolver o problema o mais rápido possível. Não deixe que ele se estenda por muito tempo.

Por último, acredito ser o mais importante, não faça do problema algo maior do que ele é, e nem permita que ele invada áreas da sua vida que não estão relacionadas a ele. Talvez a teoria seja bem mais fácil que a prática, mas o fato é que não podemos nos deixar oprimir em nossas próprias emoções e nem permitir que elas nos paralisem. Não somos imunes ao sofrimento ou qualquer tipo de problema, infelizmente, mas também não precisamos tornar da situação uma experiência ruim. Portanto, sejamos fortes.

As pessoas fortes sabem que ninguém é imune ao sofrimento, à adversidade. Compreendem que quando aparecem aqueles instantes de escuridão e desesperança, temos duas opções: deixar-nos vencer ou nos sobrepormos, lutar com todas as estratégias que sejam possíveis, afinal de contas, “a vida é maravilhosa se não tivermos medo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: