Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

22 de outubro de 2021

COMBATER A INFLAÇÃO DEVE TER PRIORIDADE ABSOLUTA

A inflação é a pior ditadura que um povo pode suportar!

Nos últimos meses, os consumidores tem percebido no bolso um aumento generalizado de preços, principalmente de combustíveis e alimentos. Engana-se, porém, quem pensa que se trata de um problema enfrentado somente pelo Brasil. A inflação é um problema global.

         Quase todos os países passaram a lidar com uma alta de preços mais intensa neste ano. Com a retomada da economia, depois de superada a fase mais aguda da pandemia, a cotação da "matéria-prima" subiu e se somou ao desarranjo nas cadeias de produção – a crise sanitária paralisou ou reduziu a produção em muitos setores industriais. Essa interrupção provocou uma escassez de produtos, pressionando os custos em todo o mundo.

O fato é que o mundo está se recuperando mais rapidamente por causa dos estímulos fiscais adotados pelas grandes economias, entretanto o efeito colateral desse aquecimento rápido é uma busca muito grande por petróleo e carvão, com consequente aumento dos preços.

O patamar de inflação no Brasil traz de volta o velho fantasma do descontrole de preços vividos pelo País nas décadas de 1980 e 1990. A estimativa é que a inflação brasileira encerre o ano em 7,9%.

Segundo especialistas, apesar de estarmos exportando cada vez mais, a entrada de dólares não está sendo suficiente para fortalecer o real. O País também lida com uma forte alta dos preços da energia elétrica por causa da escassez hídrica. É preciso que a equipe econômica dê respostas concretas para diminuir as incertezas nas áreas fiscal e política e assim reverter esse quadro de desvalorização da moeda, que terá efeitos em toda a cadeia produtiva.

A inflação penaliza principalmente os mais pobres, que já sofrem normalmente com a dificuldade de acesso aos itens básicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: