Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

16 de agosto de 2021

TEM MUITA GENTE IGNORANDO A PANDEMIA EM EUNÁPOLIS

Ações da Prefeitura tem conseguido atenuar o drama da Covid-19
em Eunápolis, mas é necessário ajuda da população para enfrentá-la!

Quem se aventura por alguns locais de Eunápolis em plena pandemia de Covid-19, já percebeu que não parece que vivemos a fase amarela do plano de distanciamento social controlado. Com exceção de algumas atividades comuns que reuniam multidões antes de março do ano passado – quando foram confirmados os primeiros casos e mortes – é possível voltar a frequentar igrejas, bares, restaurantes e praias.

O problema é que em algumas bares, pizzarias, restaurantes, margens do rio do peixe, "prainha"... está cada vez mais raro encontrar pessoas de máscaras e as aglomerações não causam mais desconforto, situação que foi se agravando com a flexibilização de serviços não essenciais.

Especialistas que acompanham a evolução da doença em Eunápolis afirmam que ainda é cedo para se descuidar. Não é momento de relaxar. As infecções causadas por variantes do novo coronavírus ainda preocupam. A corrida é contra o tempo, para vacinar e proteger mais eunapolitanos.

A gente tem visto aglomeração em bares nos finais de semana. O que percebemos é que hoje quem está em hospital com Covid-19 não foi vacinado. Quando tiver todo mundo vacinado a gente terá um maior controle, é preciso manter o distanciamento físico e usar máscara.

De fato, tem muita gente que esqueceu que a gente está numa pandemia. Os casos estão diminuindo, a gente tem tido um controle um pouco melhor. A vacinação vai fazendo a sua parte, a gente vai diminuindo os casos, mas a pandemia ainda não acabou. 

Há muita gente nas ruas sem respeitar as medidas sanitárias, às vezes até sem proteção para evitar a infecção pelo coronavírus. A gente vê muita gente na rua, muita gente que não está usando máscara, muita gente fazendo aglomeração. Não apenas nas feiras livres e bares, a gente vê nas ruas, fazendo festas. Pessoal aglomerando à vontade. Realmente é algo preocupante, principalmente com a confirmação da chegada da variante Delta que é muito mais contagiosa do que o vírus original.

O que devemos fazer para conter a variante Delta é o que a gente já sabe, manter distanciamento social, usar máscara, higienizar as mãos e vacinar. A vacina consegue controlar inclusive a variante Delta. Mas é importante que todos se vacinem para que a gente possa ter o efetivo controle da pandemia. Enquanto isso não acontecer, a gente não vai ter controle.

Muitas pessoas já perderam o medo porque a maioria faz a forma leve da doença, evolui bem. Também há muita gente que acha que porque está vacinado não precisa mais tomar cuidado. Isso é algo preocupante porque a gente tem se descuidado em excesso e o resultado é que a qualquer momento a gente pode ter um "rebote" importante do número de casos por conta dessa variante Delta. 

O governo da Prefeita Cordélia Torres (DEM), fez Eunápolis sair da incômoda posição de primeira cidade em casos de óbitos por Covid-19 no extremo sul da Bahia, para ter menos número de mortes que Porto Seguro e Teixeira de Freitas e tem sido firme em seus investimentos e decretos emergenciais de enfrentamento à Covid-19, mas reforçou a importância do uso de máscara, evitar aglomeração demasiada e lavar sempre as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: