Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de junho de 2021

PROJETO PAPO JOVEM DEBATEU SEGURANÇA EM EUNÁPOLIS

Membros da Mesa de Autoridades no evento, debateram na tarde de hoje,
todas questões e soluções relacionadas à segurança pública em Eunápolis.

Na tarde de hoje, quarta-feira (30), aconteceu mais uma edição do Projeto Papo Jovem, com debate sobre Segurança Pública em Eunápolis. O evento contou com a presença autoridades e representantes das mais variadas entidades ligadas a sociedade. A discussão do tema é decorrência de acontecimentos no município, gerados por disputas de facções criminosas que

culminaram em aumento da violência com tiroteios e homicídios e cuja maior vítima tem sido a juventude eunapolitana.

Foram abordadas as principais dificuldades de atuação dos profissionais, tanto nas ações de repressão e combate ao crime, quanto na prevenção e atendimento de saúde de usuários de drogas. Ainda, as lideranças de bairro apontaram o medo generalizado nas comunidades, mas destacaram que são promissoras as recentes políticas públicas voltadas ao esporte, lazer, realização de projetos culturais e investimento em instrumentos públicos para utilização coletiva nos bairros.

Os vereadores Arthur Dapé (DEM) e Tiago Mota (Republicano) se pronunciaram com dados relativos a homicídios, violência doméstica e as principais ações de combate que os governos devem implementar nos próximos anos. A importância da educação também foi frisada, como medida inibidora do ingresso de jovens no mundo do crime.

Encerrou-se o debate destacando a necessidade de o Poder Público buscar novas soluções para enfrentar a violência e a criminalidade, e, principalmente, para reduzir os índices de crimes envolvendo a juventude em Eunápolis.

Como resultado imediato dessa edição do PAPO JOVEM, houve a sugestão da realização de uma sessão especial na Câmara Municipal, com propósito dos vereadores encaminharem uma indicação ao governo estadual, reivindicando a instalação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Pessoas Vulneráveis em Eunápolis e aumento do efetivo policial do município, bem como, outros investimentos necessários.

O Promotor Público, João Alves da Silva Neto, promoveu o momento mais polêmico do evento, quando afirmou que “não há bandido em Eunápolis, que não esteja ligado a uma facção criminosa, que possuem contingentes e organização maiores que as próprias forças policiais”. E frisou que a segurança pública, é responsabilidade de todos, mas que a maioria da população é facilitadora das ação dos criminosos” – concluindo sobre aplausos do público.

O Secretário de Esportes, Leandro Lima, destacou o compromisso da Prefeita Cordélia Torres (DEM), em promover o combate à violência através de uma gestão humanizada e focada em cuidar das pessoas. Em nome da Prefeita Cordélia, Leandro destacou que “A segurança pública em Eunápolis consiste em um problema grave. Atribuir à Polícia a responsabilidade de enfrentar e diminuir a violência é um fardo muito pesado e, por muitas vezes, não muito efetivo. Os crimes devem ser tratados de uma forma intersetorial. Ou seja, com a implementação de políticas públicas inteligentes que englobam o investimento não só em policiamento, mas também em esporte, lazer, educação, saúde e acesso ao trabalho, por exemplo. De uma forma geral, deve-se entender que tudo está conectado e, portanto, não se diminui a violência em Eunápolis sem que haja ações de melhoria na qualidade de vida dos principais atores que a promovem – concluiu Leandro.

O evento que, que acontece na tarde da última quarta-feira de cada mês, é promovido pela Prefeitura Municipal de Eunápolis, através da Secretaria de Esportes, Juventude, Cultura e Lazer, com compartilhamento de organização com a Câmara Municipal de Eunápolis, contou com participações do Promotor Público, Dr. João Alves da Silva Neto, do Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Wilver Dias e dos vereadores Arthur Dapé (DEM),  Valterlan (PMB), Adriano Cardoso (Solidariedade), Professor Tiago Mota (Republicanos), Francis (PTC) e Adeilson do Açouque (PSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: