Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

25 de dezembro de 2020

COVID-19: SÓ CUMA NÃO SABE QUE VANS SÃO MAIS PERIGOSAS QUE ÔNIBUS

No risco de contrair Covid-19, Vans lotadas são mais perigosas que ônibus!

Itabuna permanece sem ônibus urbanos e este fato só não é mais absurdo, que vans e ônibus que realizam o transporte escolar, operando o serviço de transportar a população itabunense.

Alguém convenceu o prefeito, Fernando Gomes (Cuma), que há perigo de infecção pelo Covid-19 em ônibus coletivo urbano e que esse risco não ocorre em vans e ônibus escolares.

A Prefeitura Municipal de Itabuna publicou no dia 9 de setembro, o Decreto 13.828, autorizando os Permissionários do Transporte Escolar do município (vans escolares) a

fazerem o transporte de passageiros na cidade.

Ônibus urbanos convencionais possuem dimensões mais espaçosas e ventilações mais amplas que vans, que são veículos muito menores, fechados e estreitados; e por isso, muito mais prováveis de proliferarem o coronavírus entre seus passeiros.

Entretanto, nada deve mais nos causar perplexidade depois que no início do mês de julho, em um anúncio nas redes sociais, sobre as ações municipais referentes ao comércio durante a pandemia do novo coronavírus, Cuma fez um comentário que causou polêmica: O prefeito declarou que autorizaria que estabelecimentos comercias reabrissem "morra quem morrer".

O prefeito eleito Augusto Castro (PSD), tem participado de reuniões com alguns empresários, para que o transporte coletivo de passageiros, possa voltar a operar entre os dias 4 e 5 de janeiro.

NOSSA RECOMENDAÇÃO: Ao entrar e sair de um ônibus, ou van, a dica é, além de vestir a máscara, sempre estar com as mãos higienizadas com álcool em gel, de preferência. É bom também ter sempre na bolsa um higienizante, que ajude a deixar as mãos limpas e protegidas, não só contra o novo Coronavírus, mas de outros vírus e bactérias também".

Se possível, dê preferência para o transporte privado, como carro, táxi ou aplicativos. Assim evita-se a aglomeração, muito comum em horários de pico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda também que as pessoas evitem tocar os olhos, a boca ou o nariz, pois são a porta de entrada para o vírus. Assim como cobrir a boca com a parte de dentro do cotovelo ao tossir e espirrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: