Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

6 de junho de 2020

TESTEI POSITIVO PARA COVID-19 E AGORA?

Para pacientes com Covid-19 assintomático, há de se ter
cuidado redobrado, para não infectar outras pessoas!

Em caso de paciente testado positivamente ou com suspeita de estar infectado pelo novo Coronavírus (Covid-19), é importante que, se possível, fique separado, em um quarto privativo, além da circulação restrita dentro da residência e com uso de máscara, além de uma série de cuidados de higienização.
Em pesquisa sobre este assunto na página do Ministério da Saúde, somos informados da importância desse paciente ter um quarto privativo para ele e que tenha o mínimo contato possível com os moradores. Quando
precisar circular pelos ambientes da casa, que o faça sempre com uso da máscara. Em casas pequenas, onde essa separação não é possível, o paciente deve fazer uso da máscara de forma continua. Em relação aos cuidadores, os mesmos devem fazer uso de máscara e luvas de látex sempre que forem prestar atendimento ao paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo novo Coronavírus.
O isolamento domiciliar requer ainda outros cuidados específicos. As roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser lavadas separadamente. E se não for possível o uso de banheiro exclusivo, o ambiente poderá ser compartilhado respeitando medidas de higienização a cada uso feito pelo paciente.
Além disso, a limpeza da casa pode ser realizada com uso de sabão, álcool 70% e desinfetantes, com atenção em especial às superfícies e, se possível, o uso de luvas pelo paciente sempre que sair do quarto. Também é preciso ficar atento aos cuidados com higienização das mãos, lavando-as constantemente, além de manter a casa arejada, evitando o confinamento, como ficar dentro de um ambiente fechado por muito tempo. 
            SE EU FICAR DOENTE:
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, caso a pessoa se sinta doente, com sintomas de gripe, é necessário que evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e que fique em casa por 14 dias. Só procurar um hospital de referência se estiver com falta de ar.
Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19, a pessoa deve seguir as seguintes recomendações:
- Fique em isolamento domiciliar.
- Utilize máscara o tempo todo.
- Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
- Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
- Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
- O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
- Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
- Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.
Caso o paciente não more sozinho, os demais moradores da devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada, seguindo também as seguintes recomendações:
- Manter a distância mínima de 1 metro entre o paciente e os demais moradores.
- Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
- Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.
- Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: