oi

oi

Prefeitura Ilhéus

Camara


16 de maio de 2020

HOJE É DIA DOS DOS HERÓIS QUE CUIDAM DA LIMPEZA E DA SAÚDE COLETIVA

Nossos parabéns a todos os garis do mundo todo!
Recebi do amigo contabilista, Marcos Braga (Marquinhos), o pedido de escrever algo para homenagear os garis e não podia deixar de atêndê-lo sob dois prismas: tinha que acatar a solicitação do bom amigo e ser justo no reconhecimento aos relevantes serviços prestados por esses importantes profissionais.
Presentes no cotidiano de todo cidadão, os garis tem um papel fundamental na manutenção dos espaços públicos. Em nossa cidade as equipes de limpeza e da coleta de lixo domiciliar trabalham duro para manter a higiene e a conservação das ruas e
praças. Neste dia 16 de maio, nosso blog homenageia esses profissionais essenciais que, em meio à uma jornada de trabalho árdua, diariamente se dedicam a cuidar da cidade e da saúde coletiva.
Eles trabalham debaixo de sol, de chuva, em feriados, sábados e domingos, sem parar. É um serviço essencial que traz impactos diretos para a saúde pública, mas que muitas vezes não é valorizado pelos próprios moradores. Tem lugares onde a equipe acabou de varrer e, horas depois, já estão sujos novamente. As pessoas precisam ter consciência e ajudar esses profissionais a manter a cidade limpa.
A conservação das ruas depende também de um trabalho conjunto entre o Poder Público e a população. É muito importante que os moradores façam o armazenamento e o descarte correto de seus lixos, de acordo com o cronograma da coleta. Em sua rotina, os garis precisam lidar com a exposição ao calor e outras variações meteorológicas.
Assim como outras atividades ligadas à área de saúde, segurança e transporte, o serviço prestado pelos garis é considerado essencial e não pode parar durante a pandemia de coronavírus. Mesmo com todas as dificuldades nesse momento de crise que estamos passando, os nossos garis desempenham a função com todo o amor e carinho possível, sempre com alegria e sorriso no rosto.
O mundo está passando por uma pandemia muito difícil e é nosso dever ajudar esses profissionais que não podem parar. Eles estão na comissão de frente, batalhando todo dia e merecem ser respeitados e valorizados. A rua é uma extensão da nossa casa e é nossa obrigação manter o mesmo cuidado, principalmente nesse momento onde limpeza e a higiene têm que vir em primeiro lugar.
O termo “gari” surgiu em homenagem ao empreiteiro francês Pedro Aleixo Gary, que se destacou no Brasil como o responsável pela fundação da primeira empresa de limpeza na cidade do Rio de Janeiro, em 1876. O francês costumava reunir funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, muito comum à época. Com o passar do tempo, o trabalho virou rotina na vida dos cariocas que, sempre que necessário, mandavam chamar a “turma do Gari”. Desde então, esses trabalhadores se tornaram indispensáveis na vida urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.