Nossos parabéns a todos os garis do mundo todo! |
Presentes no cotidiano de todo cidadão, os garis tem um papel fundamental na manutenção dos espaços públicos. Em nossa cidade as equipes de limpeza e da coleta de lixo domiciliar trabalham duro para manter a higiene e a conservação das ruas e
praças. Neste dia 16 de maio, nosso blog homenageia esses profissionais essenciais que, em meio à uma jornada de trabalho árdua, diariamente se dedicam a cuidar da cidade e da saúde coletiva.
Eles trabalham debaixo de sol, de chuva, em feriados, sábados e domingos, sem parar. É um serviço essencial que traz impactos diretos para a saúde pública, mas que muitas vezes não é valorizado pelos próprios moradores. Tem lugares onde a equipe acabou de varrer e, horas depois, já estão sujos novamente. As pessoas precisam ter consciência e ajudar esses profissionais a manter a cidade limpa.
A conservação das ruas depende também de um trabalho conjunto entre o Poder Público e a população. É muito importante que os moradores façam o armazenamento e o descarte correto de seus lixos, de acordo com o cronograma da coleta. Em sua rotina, os garis precisam lidar com a exposição ao calor e outras variações meteorológicas.
Assim como outras atividades ligadas à área de saúde, segurança e transporte, o serviço prestado pelos garis é considerado essencial e não pode parar durante a pandemia de coronavírus. Mesmo com todas as dificuldades nesse momento de crise que estamos passando, os nossos garis desempenham a função com todo o amor e carinho possível, sempre com alegria e sorriso no rosto.
O mundo está passando por uma pandemia muito difícil e é nosso dever ajudar esses profissionais que não podem parar. Eles estão na comissão de frente, batalhando todo dia e merecem ser respeitados e valorizados. A rua é uma extensão da nossa casa e é nossa obrigação manter o mesmo cuidado, principalmente nesse momento onde limpeza e a higiene têm que vir em primeiro lugar.
O termo “gari” surgiu em homenagem ao empreiteiro francês Pedro Aleixo Gary, que se destacou no Brasil como o responsável pela fundação da primeira empresa de limpeza na cidade do Rio de Janeiro, em 1876. O francês costumava reunir funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, muito comum à época. Com o passar do tempo, o trabalho virou rotina na vida dos cariocas que, sempre que necessário, mandavam chamar a “turma do Gari”. Desde então, esses trabalhadores se tornaram indispensáveis na vida urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.