Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

22 de maio de 2020

A BRIGA PARA ELEGER VEREADOR SERÁ ACIRRADA EM ITABUNA

A maioria dos partidos em Itabuna, elegerá o máximo de
um vereador e nenhum elegerá mais que dois vereadores!

Dirigentes partidários em Itabuna, juraram de pés juntos, que seus respectivos partidos elegeriam mais de três vereadores nessas eleições de 2020 e fizeram isso como “canto da sereia”, para convencer candidatos a se filiarem consigo. Nem todos quiserem enganar, embora todos tenham se enganado, pois nenhum partido elegerá tantos vereadores. Nenhum partido em Itabuna, elegerá mais que dois vereadores em 2020.
Em 2020 especula-se que o quociente eleitoral em Itabuna, exigirá que para eleger pelo menos um vereador, qualquer sigla precisará somar de
5 mil a 5.200 votos com sua nominata.
Outra hipótese de eleição, mesmo sem atingir o quociente eleitoral, é pelas “sobras”. Nesse regramento que já valeu no pleito federal e estadual em 2018, o partido que não conseguir atingir o quociente eleitoral, mas se aproximou dele, pode eleger alguém.
Nas sobras, partidos com maiores médias, independentemente de não terem atingido o quociente eleitoral, participam dessa “filtragem.”
O cálculo é feito depois de se formar a lista de eleitos pelo quociente eleitoral. Distribuem-se as sobras entre todos os partidos que estão na disputa e as maiores médias não diretamente ocupadas pelo critério do quociente eleitoral, acabarão sendo usadas para a eleição dos demais candidatos.
Um exemplo: o quociente eleitoral é de 5 mil votos, mas o Partido (A) somou com seus 32 candidatos o total de 4.200 votos. A soma é superior à obtida pela nominata dos demais partidos.
Assim, o mais votado no partido A acaba sendo eleito pela sobra. Contudo tem um porém: o candidato a ser beneficiado precisa ter obtido pelo menos 10% do total do quociente eleitoral. Se o quociente for 5 mil, sua votação pessoal não pode ser inferior a 500 votos.
Há possibilidade que tenhamos gente vitoriosa em Itabuna, com esse favorecimento da legislação. A nova regra cria oportunidade para que as siglas de menor porte também possam sonhar com eleição e a tendência é que a Câmara Municipal tenha grande número de partidos representados na próxima legislatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: