Hoje o eleitor tem mais consciência sobre o dever do político |
Que conceito o eleitor faz hoje do político? Pesquisas
mostram que, de cada 100 brasileiros, apenas 3 confiam nos políticos.
Escândalos em série registrados nos últimos tempos contribuem para a má
avaliação. E que perfis conseguem atrair a atenção? Vejamos. A autoridade é
seguramente um deles. O brasileiro sente-se atraído pela figura do pai, que
expressa autoridade, respeito, o homem providencial capaz de suprir as
necessidades da família. Mas não se deve confundir autoridade com
autoritarismo, aqui estendido à arbitrariedade. O equilíbrio atrai a atenção,
pois está ligado à harmonia, à serenidade e valor que carrega sentimento de
justiça. Estes valores somam-se, conferindo ao político confiabilidade e
respeitabilidade, base para a consolidação de uma boa imagem. Os desafios da
administração e as demandas sociais exigem conhecimento e experiência, ferramentas
para o encontro de soluções rápidas. O eleitor desconfia de aventureiros e
ignorantes por considerá-los “aposta cega, um tiro no escuro”. O preparo e o
ideário bem organizado podem melhorar a imagem. O bom candidato é também
aquele que sabe articular, fazer intermediação e interação com os grupos
organizados. Urge respirar o “cheiro das ruas”. A proximidade com o povo se faz
necessária. E os valores negativos? Indecisão é um deles. Associa-se à idéia
de pessoa sem personalidade, fraca, insossa. Encrenqueiro e corrupto, então,
nem se fala: são traços negativos. O eleitor desconfia de estilos rompantes, impetuosos
e viradores de mesa. Mudanças são desejáveis, contanto que não causem grandes
sustos. Quem está ligado às teias de corrupção será visto com desconfiança. É
difícil se purificar. Perfis sem programas, conhecimento de temas, terão voo
curto. Morrerão antes de chegar à praia, às urnas. Há um conceito que forma o
esqueleto vertebral do político: a identidade, que abriga a história, o
pensamento, a coerência, os sentimentos e a maneira de ser. Se a identidade é
forte e positiva, o político será associado às boas lembranças de seus
eleitores. Uma boa imagem, porém, não nasce e cresce no espaço de uma campanha.
Conselho ao eleitor: comece, desde já, a focar sua lupa sobre os perfis dos
eventuais protagonistas.
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