Cuma está sempre no meio das mazelas de obras públicas |
Os jornalistas Jairo Costa Júnior
e Luan Santos, denunciaram na edição de hoje do Jornal Correio da Bahia, que a
duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna corre risco de nunca sair do papel por
indícios de sobrepreço detectados em uma auditoria do Tribunal de Contas da
União (TCU). Em acórdão recente, o TCU liberou a assinatura do contrato com a
OAS, vencedora da licitação firmada no Regime Diferenciado de Contratação
(RDC), mas proibiu temporariamente o governo do estado de executar a obra com
repasses do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Até
que a Corte analise em definitivo as irregularidades apontadas pela Secretaria
de Controle Externo (Secex) na Bahia, a duplicação ficará limitada aos projetos
básico e executivo, além de demandas burocráticas. Em novembro de 2016,
técnicos do TCU identificaram na licitação “critérios antieconômicos com
implicações de superfaturamento” do contrato, métodos de construção “mais
onerosos” e preços acima do mercado no orçamento de referência apresentado pela
Seinfra. O TCU alertou ainda o governo do estado, o Dnit e a OAS de que poderá
anular a licitação para a obra no trecho da BR-415 entre as duas maiores
cidades do Sul da Bahia, caso os ministros do tribunal identifiquem sobrepreço
no novo orçamento elaborado pelos dois órgãos. A Corte suspendeu também
repasses federais para quaisquer etapas da duplicação e vetou o uso da medida
como justificativa para celebrar futuros termos aditivos que elevem o valor do
contrato, orçado inicialmente em R$ 105 milhões. Realizamos uma pesquisa do
custo médio para a construção de asfalto no país. O Dnit afirma que o custo
ideal do quilômetro asfaltado é de R$ 1 milhão e 300 mil reais pelo quilômetro.
Seguindo esse raciocínio do Dnit, que tem conhecimento de causa, o custo máximo
da duplicação dos 35 quilômetros da BR 415, seria de R$ 45 milhões e 500 mil
reais. E não mais do dobro do valor anunciado pelo governador Rui Costa e seu prefeito
cooptado, Fernando Gomes.
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