Quanto menos Lisias ouvir Cuma, melhor poderá trabalhar |
Toda política pública deve, de
tempos em tempos, ser defrontada com a realidade e aperfeiçoada para alcançar
novas soluções que impactam na melhoria do atendimento para a população, que
depende desses serviços. Cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser
resolvidos na Atenção Básica, que se estiver verdadeiramente fortalecida
beneficiará diretamente o cidadão, que não precisará mais buscar atendimentos
no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães e em Unidades de Pronto Atendimento
(UPA), evitando a lotação desnecessária dessas unidades, que poderão focar seus
serviços para os casos de média e alta complexidade. Precisamos reconhecer e
garantir importantes mudanças e avanços no acesso, acolhimento e resolutividade
da Atenção Básica, respeitando, acima de tudo, as especificidades existentes
nas diferentes realidades de cada bairro. É necessário reforçamos a Saúde da
Família como modelo e estratégia prioritária para expansão e consolidação da
assistência. No entanto, precisamos avançar e rever os modelos de Equipes de
Atenção Básica existentes, de acordo com a realidade das comunidades, tendo em
vista que as necessidades de ontem não são iguais às de hoje, e as de hoje não
serão iguais às de amanhã. Não podemos estagnar no tempo, sob o risco de perder
a efetividade do serviço. Temos que reconhecer outros modelos de equipes. Entre
as novidades, está a flexibilização de atuação das equipes da Saúde da Família
(ESF) e dos Agentes de Combate à Endemias (ACE), que devem ser qualificados, garantindo
atendimento integral nos bairros, dobrando a produtividade das equipes,
ajustados às condições de saúde de cada localidade. Outra mudança necessária é
facilitar o atendimento ao cidadão em outras Unidades Básicas de Saúde.
Atualmente, o atendimento está vinculado ao endereço da sua residência. A
mudança permitirá que o usuário possa ser atendido em um serviço de sua
escolha, podendo ser próximo da sua casa, do trabalho, ou outra UBS de sua escolha.
A implantação do Prontuário Eletrônico, em todas as Unidades Básicas de Saúde,
permitirá a ampliação desse atendimento. O compromisso da secretaria municipal
de saúde deve ser com a saúde do cidadão e deve ser feita de forma responsável,
eficiente e transparente. A prioridade deve está focada na melhoraria e
ampliação do atendimento e isso exige responsabilidade de gestão. A Secretária
Municipal de Saúde, Lisias Miranda, tem dever de garantindo serviços de saúde
cada vez mais eficientes, aumentando a qualidade do atendimento, principalmente
na atenção básica e não esquecer seu compromisso de buscar soluções para o
difícil enfrentamento nas questões de saúde pública em Itabuna.
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