Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

18 de setembro de 2015

FALTA MUITO PARA SERMOS UMA PÁTRIA EDUCADORA


Governo que não investe em educação, relega o povo à miséria
De acordo com os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgados pelo Ministério da Educação, pouco mais de 56% dos estudantes do 3º ano fundamental de escolas públicas não conseguiram superar os dois primeiros níveis do aprendizado de matemática. Na prática, isso significa que eles não conseguem, por exemplo, resolver alguns tipos de problemas com número naturais maiores que 20 e ler horas em relógio analógico. No caso da escrita, que tem cinco níveis, cerca de 65% dos alunos alcançaram os dois melhores patamares da avaliação, o que significa que eles têm capacidade de escrever palavras com diferentes estrutura silábicas e um texto corretamente e com coerência. Na leitura, a maioria dos alunos (55%) ficou nos dois piores níveis, dentre quatro, significando que eles não conseguem localizar informação explícita em textos de maior extensão e identificar a quem se refere um pronome pessoal. Podem-se atribuir as deficiências nas duas disciplinas mais importantes a um conjunto de fatores. Mal remunerados e com uma formação deficiente, nossos professores muitas vezes nem dominam os conteúdos que ensinam nem aprenderam a dar aula. Conhecem teorias de autores consagrados, mas não aprenderam a traduzir isso em práticas testadas e comprovadas em sala de aula. Além disso, enfrentam salas de aulas superlotadas e não dispõe de uma estrutura adequada. O País gasta muito mais com a educação superior pública do que com que a básica. O levantamento revela, portanto, que ainda estamos longe de ser a “pátria educadora”, com ensino de qualidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: