A CRISE REQUER QUE TODOS SE ESFORCEM CONTRA ELA |
Ultimamente em Itabuna, tenho ouvido os mesmos discursos dos empresários do varejo quando pergunto sobre as vendas: "Que vendas?", "Com essa crise?", "Quem está vendendo?" são respostas recorrentes. O que mais me impressiona é o retorno quando questiono: "Ok, diante deste cenário, o que você tem feito de diferente?" Resposta: "nada!". É incrível como a maturidade da gestão de nosso varejo ainda é arcaica. Limitando-se exclusivamente a comprar e vender produtos, esquecendo-se de todos os outros aspectos do negócio, como finanças, marketing e gestão de pessoas. Finanças. Esta área tornou-se uma das mais importantes no momento atual. É de fundamental importância para o varejista rever seus custos fixos (o que mata qualquer negócio) e variáveis (para rever a formação justa de preços). Quando pergunto qual o faturamento do últimos mês, os empresários respondem ‘na lata’, mas quando pergunto qual a despesa total, não vejo muita segurança nas respostas. Faturamento é um indicador pobre. O que importa, no final das contas, é a lucratividade! As empresas ainda estão focadas em seus produtos, acreditando que os consumidores dão preferências a produtos superiores em qualidade, desempenho e características inovadoras; ou nas vendas, acreditando que os consumidores somente comprarão uma quantidade satisfatória de produtos da empresa se ela vender em larga escala e fizer promoções. Não que isto não seja importante, mas se deve ir além. O alcance das metas depende do conhecimento do mercado-alvo e da entrega da satisfação desejada com mais eficiência do que os concorrentes. Hoje em dia, o pessoal é sempre relegado a segundo plano. Os vendedores são o elo entre tudo que foi planejado e preparado e o cliente final. Aqui eu vou deixar que a Associação Comercial de Itabuna, ou Clube dos Dirigentes Lojistas, pergunte por mim: Como a organização do trabalho é definida? Como as pessoas são selecionadas, interna e externamente? Como o desempenho das pessoas, incluindo líderes, é avaliado? Como as pessoas são reconhecidas e incentivadas? Como os riscos relacionados à saúde ocupacional e à segurança das pessoas são tratados? O varejo está em constante transformação e o que você tem feito para entender e atender às novas demandas? O que você tem feito para ajustar seu negócio à nova realidade? Tudo bem, estamos em crise no varejo! E aí, vai fazer o quê?
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