Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

30 de abril de 2015

NÃO HÁ MAIS EDUCAÇÃO SEM INTERNET E TECNOLOGIA

Uma escola sem internet é igual a cego no meio de um tiroteio
Os alunos de hoje são muito diferentes daqueles de 20 anos atrás. As demandas da educação contemporânea estão em contínua transformação. Em um mundo de múltiplas alternativas de aprendizado e de distrações, os estudantes exigem e buscam cada vez mais soluções digitais interativas. Para não caminharem na contramão das novidades, as escolas precisam se adequar a essas questões, como é o caso da criação de novas plataformas e metodologias de ensino. Por quê? Pois o quadro negro, livros e apostilas em papel já não chamam mais a atenção dessa juventude internética, a qual tem como grandes companheiros e solucionadores das dúvidas e questionamentos os sites de buscas. Por esse motivo, é preciso repensar a maneira de ensinar e introduzir novos atrativos na sala de aula que prendam a atenção desse jovem. Porém, não adianta simplesmente digitalizar o material e disponibilizá-lo em uma plataforma para leitura. Isso significaria subutilizar o potencial que essa ferramenta poderia oferecer, tornando-o um conteúdo complementar. Como alternativa, as escolas estão recorrendo aos materiais didáticos digitais e interativos, que podem ser estudados por meio de aplicativos em tablets. Dessa forma, é possível ensinar lições teóricas com infográficos e vídeos que podem ser vistos num clique. Esse método torna as aulas altamente sofisticadas e, sobretudo, dinâmicas. Além de reduzir de maneira significativa o peso do material didático, esse equipamento é uma opção ecológica, porque não utiliza o papel em sua produção. No entanto, não só a escola precisa se renovar. Os professores também devem se modernizar, pois são os responsáveis pela educação das novas gerações. É fundamental que eles aprendam a lidar com os novos aparatos tecnológicos. É necessário entender que as novas ferramentas permitem ao professor poupar não perder tempo escrevendo no quadro ou tentando desenhar uma célula ou o sistema solar, por exemplo. Isso significa ganho de qualidade também. Elas permitem que as aulas se aprofundem mais no assunto, abordando mais questões relevantes, respondendo a mais dúvidas e sugerindo um número maior de exercícios. As novas tecnologias e a internet devem ser encaradas como aliadas da educação, que precisa acompanhar e beber na fonte dos avanços da era digital. Esse é o caminho que vão trilhar as escolas do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: