Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

3 de dezembro de 2013

ERA PT DESTRÓI A PETROBRAS



O governo do PT usou a Petrobras para fins políticos desde o começo de sua gestão. De olho na inflação já em patamar muito elevado, o governo segurou o preço do combustível em nível bem abaixo do de mercado. Como a estatal lida com uma commodity internacional, e o Brasil ainda precisa importar derivados de petróleo, esse preço artificialmente baixo penaliza diretamente os acionistas da Petrobras. Para piorar a situação, a empresa possui um gigantesco plano de investimentos. O resultado tem sido a sistemática destruição de valor da Petrobras. Na semana passada, as ações chegaram a esboçar leve recuperação, na expectativa de que o governo finalmente permitiria um aumento razoável no preço da gasolina e do diesel. A decisão saiu na sexta-feira, após o fechamento do mercado. Só que o aumento permitido foi tímido demais. Não elimina a grande defasagem de preços. A gasolina subiu apenas 4%, muito abaixo do que esperava o mercado. O diesel subiu 8%. A reação dos investidores? As ações da Petrobras despencam quase 10% agora, enquanto escrevo esse artigo! Isso representa cerca de R$ 20 bilhões em valor de mercado, evaporados em um único dia! Ou o governo deixa o preço flutuar livremente ao sabor do mercado, ainda mais quando se trata de um produto internacional como o petróleo; ou ele transfere renda dos acionistas da Petrobras e dos pagadores de impostos para os usuários de gasolina e diesel. Em outras palavras, o governo tem optado por subsidiar os poluidores à custa dos detentores de ações da Petrobras. A continuar nesse ritmo, em breve a destruição da Petrobras será irreversível durante a era petista. Mas lembrem-se: o petróleo é nosso! (Rodrigo Constantino).

13 comentários:

  1. Sérgio Bittencourt04 dezembro, 2013

    Vale lembrar que o governo fez campanha para os trabalhadores investirem seu FGTS na Petrobras. Quem fez este investimento perdeu boa parte do dinheiro. Além de tudo o governo não tem a capacidade de abrir mão de uma parte dos impostos sobre os combustíveis para dar fôlego a Petrobras sem afetar o preço final dos produtos.

    ResponderExcluir
  2. Esse governo é de uma irresponsabilidade que não tem fim. Sou acionista da Petrobras com ações adquiridas através do FGTS. O que acontecerá? Penso que se esse quadro não for revertido haverá uma enchurrada de ações na justiça contra a propaganda enganosa do PT.
    Antonio Gonçalves de Lima

    ResponderExcluir
  3. Paulo do Pontalzinho04 dezembro, 2013

    Quando os Pombos sairem do Poder vão deixar só bosta para a sociedade, como eles sempre fazem, são os partidários da terra arrasada.
    No ano que vem vote Bem.

    ResponderExcluir
  4. Fruto de uma política econômica rasteira, como essa exercida pelo partido dos trapalhões (que nos perdoe Didi, Dede, Mussum e Zacarias pela comparação)...
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  5. O caso da Petrobras e um caso muito estranho: Aqui mesmo se diz que existe uma defasagem em relacao ao mercado internacional: Sim, existe, mas nao e tudo isso que dizem,O problema que eu vejo e que de um lado o Governo quer o preco dos derivados de petroleo baseados no petroleo extraido no Brasil e a Petrobras (investidores/acionistas) querem um reajuste baseado no mercado internacional. Pelo que eu sei , nao existe nenhum pais produtor no mundo que utilize os preços do mercado internacional sem levar em conta o extraído localmente. A Petrobras sempre trabalhou ao contrario, nunca levou/leva em consideração o óleo retirado aqui mesmo no Brasil (o qual não e pago em dólares ) Isso vai levar a um impasse, que e o que esta acontecendo. O que deve ser feito e a Petrobras encontrar um ponto de equilíbrio, mas isso fica difícil...
    Orlando Teixeira de Albuquerque
    Professor

    ResponderExcluir
  6. Bruno V. Cordeiro04 dezembro, 2013

    O governo e sua gestão da energia está igual aquele jogador coalhada – personagem do Chico Anízio – não joga nada, mas na hora de dar entrevista conta um gogó danado!

    ResponderExcluir
  7. João Batista de Araújo04 dezembro, 2013

    O Brasil é o pais em que a classe média tem carro e mora na favela. Reclama de pagar 20 centavos no onibus, mas paga R$ 500 para ver o futebol.
    O pais é atrasado intelectualmente, nas idéias e ainda tem a nefasta influencia do foro de São Paulo e suas horrendas teses bolivarianas. A dilapidaçao da Petrobras não é diferente da do uso do dinheiro do BNDES – vão torrar para que a situação politica da Dilma se estabilize e ela ganhe o proximo mandato. O PT gerencia assim…com a “biruta” sempre ligada na próxima eleição.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo de Almeida Filho04 dezembro, 2013

    Ainda pior do que isso é o aparelhamento da empresa pelos sindicato. A Empresa hoje é refém do sindicato dos petroleiros, além das ações de governo, inclusive, destinando milhões para financiar programas sociais que o governo alardeia como dele. Seria muito interessante a jornalismo independente efetuar uma investigação sobre o assunto, pois com certeza irá escancarar os desmandos na empresa.

    ResponderExcluir
  9. Culpa da imprensa que não divulga a verdade.
    O pré-sal é como o caviar do Zeca pagodinho, não conheço, nunca vi.
    O Brasil caminha na contramão do mundo. Temos que usar energia alternativas e investir em pesquisas.
    O pré-sal nunca vai ser retirado, grandes empresas petrolíferas há muito já sabem ser economicamente inviável exploração à grandes profundidades.
    O PT continua sua jornada, dizendo que todo candidato de oposição vai privatizar, ele mesmo privatiza em decorrência de sua incompetência de administrar (portos, aeroportos, rodovias, etc.)
    O PT engana a nação, induzindo a todos que descobriu a pólvora.
    Estamos mais de 15 anos atrasados em termos de energia.
    Não temos saída, o país está quebrado.
    Gutemberg Monteiro da Silva

    ResponderExcluir
  10. Para completar tem um monte de gente que comprou carro, "apertamento" e outras coisas mais..., acham que o país está uma maravilha.
    Tudo financiado a perder de vista.
    O país está sendo destroçado por este governo, porém a continha vai chegar logo e não vai ser barato. Pobre povo burro, desinformado e desunido.
    Robson Nogueira

    ResponderExcluir
  11. João Batista de Araújo04 dezembro, 2013

    A Dilma esta entre a cruz e a espada, se subir o combustível ate o patamar que deveria estar, vai ser um choque pra sua reeleição, e se não subir o BRASIL quebra, de qualquer forma depois das eleições a inflação vai ficar fora de controle. cabe a nos tirar PT do poder URGENTE.

    ResponderExcluir
  12. PT PROPÔS QUE A CÂMARA REAGISSE À IMPRENSA

    Foi tensa a reunião em que os sete integrantes da Mesa diretora da Câmara analisaram a situação de José Genoino. Deu-se a portas fechadas. O presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) fez o encaminhamento da votação. Disse que, sob “grande constrangimento”, via-se na obrigação de recomendar a abertura do processo de cassação. O vice-presidente André Vargas (PT-PR) reagiu atacando a imprensa.

    No dizer do petista Vargas, a Câmara tinha “a obrigação” de se impor, ignorando a “pressão da mídia”. Para ele, os deputados precisam parar de se dobrar diante da “opinião publicada”. Citou “concessões” que os deputados tiveram que fazer para saciar a imprensa. Extinguiram-se até o 14º e o 15º salários dos parlamentares, ele realçou, no seu esforço retórico para convencer os colegas a dispensarem a Genoino um “tratamento humanitário”.
    TEM MUITO MAIS COISA, É SÓ ABRIR O Link

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2013/12/04/pt-propos-que-a-camara-reagisse-a-imprensa/

    ResponderExcluir
  13. QUEM PENSAVA QUE A M... TODA TAVA SOMENTE NA PETROBRAS, ENGANOU-SE

    "CHEFE DO TESOURO, O PETISTA QUE FAZ A CONTABILIDADE CRIATIVA PARA PRESIDENTE Dilma, ENFRENTA REBELIÃO DENTRO DA EQUIPE TÉCNICA"

    Por Sheila D’Amorim e Natuza Nery, na Folha Online:

    Insatisfeitos com os ataques à dificuldade do governo de equilibrar gastos e receitas, técnicos do Tesouro passaram a cobrar do secretário Arno Augustin uma definição mais clara sobre até onde o governo pretende ir na área fiscal. Ou seja: qual é o teto de endividamento para bancar a política atual. Segundo a Folha apurou, há dez dias ele reuniu sua equipe para “lavar roupa suja”. Pouco afeito a debates com seus assessores, Arno foi obrigado, dessa vez, a ouvir reclamações e cobranças. Técnicos quiseram saber, por exemplo, se há limites para as operações do BNDES, principal financiador da agenda econômica.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/142139-indefinicao-fiscal-leva-tesouro-a-lavar-roupa-suja.shtml

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    TAMOS LASCADOS, QUANDO O PT LARGAR O OSSO NÃO SOBRARÁ NADICA DE NADA, VALE LEMBRAR QUE O Eike Batista, MAIOR BLEFE FINANCEIRO DO PLANETA DECLAROU QUE:
    " O BNDES É O MELHOR BANCO DO MUNDO" I

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: