Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

1 de novembro de 2013

O ELEITOR DO POLÍTICO LADRÃO, NÃO PODE RECLAMAR DA CORRUPÇÃO



A banalização da ética no meio político traz conseqüências graves para os eleitores. Muitas pessoas até deixam de votar porque acham que todos os políticos são corruptos. A democracia precisa do voto. Afinal, vence a maioria. Se o eleitor não vota ou vota nulo, ele deixa o outro escolher e, o outro, às vezes, pode escolher mal. Essa atitude só piora a política. As pessoas pensam: ‘já que ninguém presta, vou acabar votando em quem me paga mais’. Surge uma relação de troca baseada no individualismo. O que fica notável é que muitos anos se passam, e a imagem dos políticos pouco se altera. Essa questão está relacionada à conduta individual do político. É preciso que esse parlamentar saiba o que deve fazer com o dinheiro público. Além disso, é importante que se estreitem os mecanismos de controle e averiguação do Estado e que os culpados sejam punidos.  A mudança tem que partir dos eleitores. Temos que nos informar o máximo possível sobre o candidato. Saber como foi o passado dele e, principalmente, o que o político está fazendo pela região. Sem informação, a população pode ser facilmente manipulada.

8 comentários:

  1. Assim como existem eleitores que votam por 20, 50, 100 reais, existem aqueles que trocam seus votos por cestas básicas, tijolos, cimento, dentaduras, promessas de emprego e até há quem vota errado porque acham perda de tempo gastar meia hora para analisar bem em quem vai votar.
    Paulo César Góes da Silva

    ResponderExcluir
  2. Paulo do Pontalzinho02 novembro, 2013

    Porque o povo vota em político ladrão?
    Porque existe o PT?
    Porque existe a sonegação?
    Porque existe trafico de drogas?
    A respostas pra essas perguntas é a mesma, a cultura do povo, que causa falta de patriotismo.
    O povo vende seu voto por um aperto de mão.
    Os governantes trata o estado como se fosse uma grande instituição de caridade, e muitos querem ser beneficiários.

    ResponderExcluir
  3. Robson Vieira de Souza02 novembro, 2013

    Quando votamos não sabemos que são ladrões, confiamos neles, votamos neles, e só quando aparecem os mensalões sabemos que são ladrões, e nas eleições seguintes eles apareçem na TV com a maior cara-de-pau pedindo o seu voto de novo, mas é claro que se você for burro vota...

    ResponderExcluir
  4. Renato Pereira dos Santos02 novembro, 2013

    -Me responda eleitor o que você ganhou?
    -Só fumo meu senhor!
    -Me responda eleitor o que você ganhou?
    -Só fumo meu senhor!

    ResponderExcluir
  5. Existem alguns políticos honestos. Eu não conheço nenhum, mas deve haver algum por aí - o difícil é achar...
    Edvaldo Nogueira

    ResponderExcluir
  6. Isso é resultado da falta de educação cidadã.
    Não fomos educados para exercício da cidadania.
    Miranda de Carvalho

    ResponderExcluir
  7. Rildo Monteiro T. da Silva02 novembro, 2013

    Não é bem assim, a gente às vezes até vota em gente honesta, mas esses não se elegem nunca, porque não sabem roubar ou comprar votos.

    ResponderExcluir
  8. Lourival Guimarães02 novembro, 2013

    Além de demorar uma eternidade para julgar atos de corrupção, O poder Judiciário permite ainda que os processos sejam empurrados "com a barriga" a vida toda. Com isso, os corruptos não podem ser tratados como tal, especialmente na época das eleições.
    Cabe ao eleitor decidir em quem votar. Como a mídia se vende com relativa facilidade, o eleitor fica à mercê de verdadeiros estelionatários.
    Acredito que as próximas eleições irão para o "guiness" de quantidade de candidatos corruptos. E acredite, muitos serão eleitos, não por culpa deles, mas por culpa do povo.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: