Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de outubro de 2013

POR QUE DILMA NÃO PERDOA AS DÍVIDAS DOS CACAUICULTORES?



Primeiro veio os danos provocados pelo crime da vassoura de bruxa. Depois vieram as dívidas induzidas para enfrentamento deste flagelo. E assim os cacauicultores foram empurrados para o precipício do comprometimento econômico e suas dívidas se tornaram impagáveis. Muitos tiveram que vender suas terras à preços muito abaixo do valor de mercado, pois não puderam mais conciliar as contas e o cacau já não correspondia à sustentabilidade. Houve até quem cometesse desagregação familiar e suicídio. A catástrofe quase dizimou as fazendas no sul da Bahia. Os cacaueicultores resistem as circunstâncias de falência e empobrecimento, através de dívidas que são contraídas, para pagamentos de dívidas antigas. No contra ponto a esta situação, o governo brasileiro perdoou dividas em montantes de mais de R$ 2 bilhões de países sulamericanos e africanos. Estes fatos tem condicionado os sulbaianos reivindicarem o perdão de suas dívidas. E o governo federal resiste a este pleito. Para a presidenta Dilma Rousseff, os cacauicultores devem se sacrificar para saldar tudo o que deve aos bancos oficiais. Diante desta realidade, quero recorrer ao nosso leitor, para saber qual é a sua posição a respeito? A reivindicação é legítima? Seria um aproveitamento do perdão concedido aos países africanos, de modo a causar polêmica ou mesmo chantagem? Seria uma requisição séria e justa, tendo em vista a necessidade de se priorizar cidadãos e interesses brasileiros, quando comparados a estrangeiros? Por que a dívida de estrangeiros foi perdoada e não a de brasileiros, trazendo fome, desgraça, desequilíbrio e desesperança a região cacaueira da Bahia? Emita sua opinião e contribua para o diálogo democrático.

8 comentários:

  1. Wilson Batista de Oliveira25 outubro, 2013

    Eu como cidadão Brasileiro sou totalmente contra esta atitude de dar o nosso dinheiro de presente.Esta atitude tem que ser vetada pelo senado ou nós vamos para rua brigar pelo nossos direitos eu nunca fui perdoado de nenhuma divida com o governo o nosso dinheiro não é capim.

    ResponderExcluir
  2. Sempre que o governo perdoa a divida de alguém, isso sai direto do meu bolso.
    Edvaldo Nogueira dos Santos

    ResponderExcluir
  3. ORLANDO CERQUEIRA DE LIMA25 outubro, 2013

    O CACAU NÃO É PETRÓLEO E NOSSOS PREFEITOS NÃO TEM COMO DOAR DINHEIRO PARA CANDIDATOS DO PT... POR ISSO NÃO HÁ PERDÃO DE DÍVIDA POR AQUI.

    ResponderExcluir
  4. O PT,LULA,DILMA... SERVEM AOS BANQUEIROS E AO CAPITAL E NÃO AO POVO BRASILEIRO!!
    LUCAS RIBEIRO

    ResponderExcluir
  5. Rildo Monteiro T. da Silva25 outubro, 2013

    É isso aí, parabéns ao blog!
    Vamos divulgar, esta é a âncora que limita o investimento social no Brasil!
    Esta dispensa de “divida” é imoral! Chega de rodeios como o impostômetro, estado ineficiente, país continental, crescer para dividir o bolo, lei de responsabilidade fiscal, etc... Auditoria já.

    ResponderExcluir
  6. Paulo do Pontalzinho25 outubro, 2013

    Todas economias no mundo moderno possuem um nível de endividamento que é interno e externo.A nossa dívida interna é constituída por títulos do governo vendidos em leilões a bancos e empresas, é lógico que o governo paga juros aos portadores destes títulos e é verdade que os bancos são os que mais adquirem estes títulos. Mas é uma deslavada mentira e tentativa de desinformar as pessoas levando-as a crer que o estado brasileiro está hipotecado aos setor financeiro. Eu chamo o capitalismo de nossos dias de capitalismo protegido de estado.A nossa dívida externa é hoje uma dívida de longo prazo e o governo possui um fundo especial para ser usado para estancar a hemorragia de uma crise bancária.

    ResponderExcluir
  7. Jorge Rocha das Neves25 outubro, 2013

    Melhor do que ser ladrão de banco, ou presidente da república... é ser dono de banco, como já foi dito sabiamente por alguém.

    ResponderExcluir
  8. -COSTUMA-SE ATRIBUIR A FALÊNCIA DA CACAUICULTURA A VASSOURA DE BRUXA, MAIS ISSO NÃO PASSA DE UMA FALÁCIA POLITIQUEIRA, POIS OS CACAUICULTORES JÁ ESTAVAM ENDIVIDADOS E FALIDOS MESMO ANTES DA DOENÇA EXISTIR POR AQUI. MUITOS DELES JÁ TINHA SUAS FAZENDAS PENHORADAS POR BANCOS E EXPORTADORES, DEVIDO A PRATICA RECORRENTE DE TOMAR DINHEIRO ANTECIPADO BASEADO EM UMA PRODUÇÃO FUTURA FICTÍCIA, QUE NO FINAL SEMPRE FURAVA.
    -MAIS FURAVA POR QUE ELES PEGAVA O DINHEIRO E NÃO APLICAVA DE FORMA DEVIDA NAS FAZENDAS, PREFERIAM DÁ PRIORIDADES AS SUAS OSTENTAÇÕES E VAIDADES FAMILIARES.
    -NÃO SEI QUAIS FORAM AS CAUSAS E CONDIÇÕES QUE LEVOU O GOVERNO A PERDOAR A DIVIDA DOS AFRICANOS, MAIS O GOVERNO SABE MUITO BEM O POR QUE DE NÃO PERDOAR UMA DIVIDA EM QUE O DINHEIRO FOI MUITO MAU APLICADO.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: