Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

27 de outubro de 2013

COMO FALAR PARA UM AMIGO QUE ELE TEM MAU HÁLITO?



O mau hálito é um problema que atinge muitas pessoas, muitas vezes por falta de higiene, outras causadas pelo uso do cigarro e ainda por causas orgânicas. Seja qual for o problema que está causando o mau hálito, é muito ruim conviver com alguém que tenha e não se dá conta disso. O mau hálito, além de ser ruim, causa constrangimentos e até mesmo acaba afastando a pessoa do convívio social. Se a pessoa, em questão, que está com mau hálito é seu amigo, é preciso conversar e abrir o jogo, afinal amigo de verdade sempre quer ver o bem do outro. COMO ALERTAR O AMIGO? - Mau hálito é um assunto delicado de lidar, como falar para seu amigo que ele tem mau hálito? Realmente é complicado, mas é necessário. A primeira dica é: dê pistas ao decorrer do dia, oferecendo balas de menta e chicletes de hortelã, dando a entender que ele precisa prestar mais atenção ao hálito. Se mesmo assim a pessoa não se tocar, pergunte para ela se você está com mau hálito e avisa que gostaria de ser avisado se tivesse. Esta forma é muito boa para que a pessoa se sinta a vontade também de dar essa liberdade ao amigo. ABRA O JOGO - Se mesmo com as indiretas, nada mudou, é hora de abrir o jogo e ter uma conversa franca e aberta. Sente e fale com seu amigo, o quanto gosta dele e quer o seu bem, e por isso irá lhe alertar sobre seu hálito, que não está muito agradável. Pergunte se ele tem algum problema, oriente-o a procurar um médico para descartar alguma causa orgânica. Esclareça que mau hálito também é uma questão de higiene, ou até mesmo encoraje-o a largar o vício do fumo. Afinal ninguém gostaria de passar vergonha por um problema, muitas vezes, fácil e simples de resolver. Amigo de verdade precisa se fazer presente, inclusive, em fases delicadas, livrando o amigo em questão de uma situação constrangedora e desagradável. (relacionamentos.org).

4 comentários:

  1. Eu falaria na boa, quando ele chegasse perto e eu sentisse eu diria "ei o que vc andou comendo, está com cheiro estranho"... tipo... seria como um toque nada sutil..
    Norberto Lima

    ResponderExcluir
  2. Lourdes Fontes de Melo27 outubro, 2013

    O certo mesmo é tu chegar e dizer no particular, sem tira onda com o cara.

    ResponderExcluir
  3. Conversar com uma pessoa com mau hálito é horrivel, pois a pessoa não sente o cheiro fedido expelido pelo ar que sai de sua boca e o problema podem ser por vários motivos.
    Eu tinha uma amiga aqui onde moro que tinha mal hálito e eu não tinha coragem de dizer, mas resolvi ajuda-la anonimamente, escrevi uma carta batida a máquina de datilografar dizendo para ela que tinha esse problema, pois bem ela ficou desconfiada de todos os amigos, porem foi se tratar, o problema dela era de sinusite, fez um tratamento e agora esta ótima e não sabe que fui eu que dei o toque.
    Fica essa dica, pois sempre é bom ajudar uma pessoa que gostamos e me sinto bem por ter feito isso.
    Irene Batista de Araújo

    ResponderExcluir
  4. O ideal é falar diretamente mesmo, sem rodeios, mas caso isso seja difícil, use o serviço da Associação Brasileira de Halitose - ABHA - Por carta ou email a ABHA, avisa ao possível portador o que deve fazer.Basta entrar no link www.abha.org.br/sosmauhalito.
    Obrigado
    Marcos Moura
    Presidente da ABHA

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: