EMASA

Trief

Trief

ITABUNA

21 de julho de 2013

QUO VADIS, VANE?

“A primeira impressão que se tem de um governante, e da sua inteligência, é dada pelos homens que o cercam. Quando estes são competentes e leais, pode-se sempre considerar o príncipe sábio, pois foi capaz de reconhecer a capacidade de manter a fidelidade. Mas, quando a situação é oposta, pode-se sempre fazer dele mau juízo, seu primeiro erro terá sido a escolha desses assessores”. (Maquiavel- O PRÍNCIPE). - A politica é coisas para profissionais, com dedicação exclusiva. Que lições aprendeu o Prefeito Claudevane Moreira Leite nos seus oito anos como Vereador? Será que o Prefeito Vane não aprendeu que não se deve contemporizar; que os problemas devem ser enfrentados de imediatos? E que em nenhuma circunstância o governante deve abrir mão da sua autoridade? Será que o Prefeito Vane não aprendeu que o governante deve evitar, na medida do possível, ficar na dependência de outro? Jamais o homem público deve fazer aliança com um mais poderoso que ele para atacar os outros porque, vencendo, torna-se seu prisioneiro. Em momento algum, diz a experiência politica, o governante deve abrir mão da dignidade e postura do cargo. Sei que ninguém governa só e cada homem monta a sua equipe á sua imagem e semelhança. Aprendi ao longo da vida que todo exercício do poder exige autoridade de quem manda e cumplicidade de quem é mandado. Poder é tensão permanente. É disputa que não cessa. É jogo sem intervalo. A disputa por poder político se desenvolve em todos os nichos da sociedade - na família, nos grupos de amigos de todas as idades, nas escolas, nas entidades, empresas ou instituições. A competição pelos espaços de mando é permanente em todos os lugares. O Prefeito Vane está no olho do furacão. Não foi o PCdoB que assegurou a sua vitória. Foi apenas um componente, tenho que reconhecer, muito forte e aguerrido para sua eleição. Governar é também impor e conciliar. Ora, se governar é impor e conciliar, cabe ao Prefeito se impor como Prefeito, como chefe do Executivo, como o grande maestro do Centro Administrativo, enfeixando em suas mãos as rédeas do poder, traçando as diretrizes governamentais, usando a caneta para nomear e exonerar, tendo em vista que ele recebeu a maior procuração que um homem publico almeja: o voto da maioria dos seus concidadãos; que está acima das alianças e dos conchavos políticos. Ainda resta muito ao Prefeito Vane para que ele possa dar uma guinada de 180 graus na politica  administrativa do seu governo e não permitir que a população Itabunense fique a perguntar: QUO VADIS, VANE (AONDE VAIS)? - Paulo Lima: jornalista e membro da Academia Grapiúna de Letras.

6 comentários:

  1. Raciocínio perfeito.
    Texto exemplar que deveria merecer do prefeito Claudevane Leite, uma reflexão profunda e imparcial.
    Não me surpreendi entretanto, pela inteligência já notabilizada na pessoa desse extraordinário jornalista Paulo Lima, a quem refuto uma das mentes mais brilhantes de Itabuna.
    Juscelino Barbosa de Guimarães
    Professor

    ResponderExcluir
  2. JOVENS ACORDEM, AVANCEM COM TODA A FORÇA, SOMO DOMINADOS POR ESSES ENGRAVATADOS.
    O SALÁRIO AUMENTA, MAS NÃO AUMENTA A EFICÊNCIA DE GESTÃO.
    SOMOS MAIORIA, TEMOS QUE GRITAR, VAMOS ACORDAR, COMBATER ESSE BOM COMBATE E POR ESSE PREFEITO PRA TRABALHAR.
    PARABÉNS PELO ARTIGO.
    DAMIÃO CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  3. Djalma Teixeira21 julho, 2013

    O itabunense adora uma demagogia!
    Vota em políticos demagogos.
    Vota em um prefeito que nem soube ser vereador e foi cassado por praticas de corrupção e omissão no combate as fraudes ocorrida na Câmara (ele e o vice, ou comparsa)... quando fala algo de governo,o faz porque o demagogo do vice mandou.... não tem autoridade nem sobre seus subalternos.
    Itabuna tem um povo burro, ignorante, de mentalidade pobre e porco e só vota nesses caras de pau.

    ResponderExcluir
  4. A falta de segurança publica, decadência na área de saúde, educação e os preços dos alimentos são fatores q estão levando o povo revoltar se contra este LIXO de governo petista. Para piorar temos em Itabuna um prefeito fantoche, que faz tudo o que os comunistas mandam. Desse jeito a cidade está cada vez pior e mais afundada no abismo da pobreza e da desesperança.
    Luiz Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  5. Brilhante Paulo Lima. Disse tudo o que eu gostaria de falar e ouvir! Parabéns nobre jornalista. Miranda de Freitas

    ResponderExcluir
  6. Paulo do Pontalzinho21 julho, 2013

    "todo querem viver às custas do estado
    mas esquecem que o estado vive às nossas custas"
    (esqueci o autor desta frase)

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: